Áustria e França, que se enfrentam nesta segunda (17), completam a chave. A Holanda, com muito mais volume de jogo, foi transformar a superioridade de posse e chances criadas nos três pontos somente nos últimos instantes.
A time do técnico Ronald Koeman pecou, em boa parte do jogo, no último terço de campo, contra um adversário bem postado em sua defesa, que entrou em campo desfalcado de sua principal peça: o atacante Lewandowski.
O jogador do Barcelona se lesionou no último amistoso antes da estreia e sua presença é esperada na próxima rodada.
Os favoritos dos Países Baixos tiveram ainda mais trabalho quando saíram atrás, tendo testado seu poder de reação. Na próxima rodada, a Polônia encara a Áustria, na sexta (21), com a Polônia encarando a França no mesmo dia.
Confira a tabela completa da Eurocopa
Holanda a todo vapor
O primeiro tempo teve grande volume de jogo da Holanda, que não perdeu tempo para começar a ameaçar a meta polonesa. As chances perdidas deixaram o placar em branco, abrindo chance para o adversário ameaçar.
Foi usando sua alta estatura que a Polônia abriu o placar, aos 15 minutos, com Buksa, substituto de Lewandowski.
O atacante de 1,91m subiu entre os zagueiros holandeses, após cobrança de escanteio, para fazer sua seleção sair na frente e jogar a pressão pro outro lado.
Veja os detalhes de Polônia x Holanda
A intensidade holandesa seguiu forte, com mais chances sendo criadas. A falta de capricho de Memphis e o goleiro Szczesny seguraram a vantagem polonesa, que não durou muito.
Em chute de fora, Gakpo contou com desvio de Salamon no meio do caminho para enganar o goleiro polonês e deixar tudo igual.
Um toque pra decidir
A Holanda seguiu em cima no segundo tempo, com a Polônia sendo obrigada a se segurar como dava, sem ter muitos espaços para sair no contra-ataque.
A falta de precisão holandesa impedia a vitória, apesar de uma "goleada" no número de finalizações, que fizeram o goleiro Szczesny ser exigido e trabalhar para manter um vantajoso empate para a Polônia.
Dois minutos depois de entrar em campo, Weghorst anotou o gol da vitória, aos 38 minutos, com apenas um toque na bola, aproveitando cruzamento da esquerda para, finalmente, vencer o arqueiro polonês.