No jogo que marcou a partida de número 150 do atacante Lewandowski, do Barcelona, pela seleção da casa, um susto. Ele deixou o gramado, ainda no primeiro tempo, depois de sentir uma lesão, gerando preocupação antes do primeiro jogo na Euro.
O goleiro Szczesny, da Polônia, foi um dos nomes do jogo. Ele impediu bem as tentativas da Turquia nos dois períodos do jogo, mas falhou no gol do empate e teve participação direta em lance que quase decretou a virada.
Os turcos chegaram à quinta partida seguida sem vencer., enquanto a Polônia segue sem perder sob o comando de Michal Probierz.
A Polônia está no grupo D da Euro e enfrenta a Holanda, na estreia, no domingo (16). Áustria e França serão os adversários seguintes.
A Turquia faz seu primeiro jogo na Euro na segunda (18) contra a Geórgia. Portugal e República Tcheca também estarão no caminho turco na primeira fase.
Confira a tabela completa da Eurocopa
Dupla lesão do time da casa
A Turquia esteve mais organizada em um primeiro tempo com boas chances para os dois lados. Mas foi a Polônia quem abriu o placar aos 12 minutos.
Swiderski recebeu passe de Lewandowski para superar o goleiro Gunok, com o atacante se lesionando durante pulo da comemoração, precisando deixar o campo sete minutos após guardar o seu.
A jogada teve início em um longo lançamento vindo da defesa, que não foi bem cortado pela zaga turca. Lewa aproveitou para deixar o companheiro em boas condições de finalizar.
Veja os detalhes de Polônia x Turquia
Lewandowski também se lesionou e precisou deixar o gramado aos 30 minutos, gerando uma dupla preocupação para a torcida polonesa a poucos dias da Euro.
Goleiros indo bem
Em campo, o goleiro Szczesny precisou aparecer por mais de uma vez para segurar a vantagem mínima diante de uma Turquia que conseguia assustar em avanços bem organizados a partir do meio de campo.
Szczesny voltou a fazer grande defesa no início do segundo tempo, mostrando os perigos da Turquia. A Polônia, mesmo jogando em casa, não tinha volume ofensivo.
Em uma das poucas chances que teve de matar o duelo, aos 21 minutos, a Polônia desperdiçou com Urbanski, que viu o goleiro Gunok crescer em finalização cara a cara para manter o resultado em aberto.
Empate e gol aos 45
A insistência turca foi premiada aos 31 minutos, quando Szczesny iniciou uma saída de bola precipitada. A forte marcação do time de vermelho deu resultado após troca de passes que achou Yilmaz. Ele girou e bateu no contra-pé do goleiro polonês, que ficou imóvel para lamentar a igualdade.
Dois minutos depois, Szczesny voltou a falhar quando saiu da área para afastar o perigo. A bola sobrou nos pés de Akturkoglu. De muito longe, ele arriscou e acertou o travessão polonês para quase decretar a virada turca em apenas dois minutos.
Em uma de suas últimas escapadas, a Polônia voltou a parar no goleiro turco, que fez grande defesa, aos 41 minutos, em finalização de Piatek. A chance perdida só não foi mais lamentada porque Zalewski anotou o gol da vitória, aos 45 minutos, em bela jogada individual.