Neste sábado (15), a Espanha colocou sua maior joia na história da Euro, com um atacante suíço balançando as redes com a camisa vermelha pela primeira vez na história.
A provocação dos albaneses pra cima dos italianos também não podia ficar de fora, assim como o gol mais rápido na história da Euro.
Confira nossa lista do dia:
1) Yamal, a joia espanhola
Assim que foi dado o apito inicial do jogo entre Espanha e Croácia, o atacante Lamine Yamal, do Barcelona, entrou para a história da Eurocopa. Ele se tornou o jogador mais jovem a atuar na Euro, superando o polonês Kacper Kozlowski, que tinha 17 anos e 246 dias quando jogou contra a Espanha em 2021. Para não passar em branco, ele ainda deu assistência para um dos gols de La Roja.
2) Provocação sadia
Antes da bola rolar entre Itália e Albânia, em Dortmund, as duas torcidas, que lotaram as ruas da cidade alemã, se provocaram numa boa. O ambiente foi tão amistoso que representantes das duas seleções chegaram a fazer uma roda juntos, dançando em frente aos bares onde eles se concentraram.
Uma provocação também aconteceu quando albaneses tiveram a ideia de quebrar espaguete na frente dos italianos, uma ofensa para muitos. Menos mal que os torcedores da Azzurra levaram numa boa...
3) O primeiro gol a gente nunca esquece
A Suíça se acostumou a contar com jogadores nascidos em outros países defendendo sua camisa vermelha. Nesta Euro, este cenário volta a se repetir. Para um deles, a Euro de 2024 será especial. Kwadwo Duah, jogador do Ludogorets, da Bulgária, abriu o caminho da vitória sobre a Hungria, anotando seu primeiro gol pelo time principal da Suíça.
Ele nasceu na Inglaterra e é descendente de ganeses, tendo cidadania suíça e também do país africano. Depois de balançar as redes, ele precisou ter paciência para comemorar o gol, que só foi confirmado depois de revisão do VAR. Até então, ele havia marcado somente pelo time sub-19 do país europeu.
4) Disputa gastronômica
Uma outra provocação também marcou o dia 2 da Euro. A torcida da Suíça levou, para o jogo contra a Hungria, um cartaz com uma afirmação que pode gerar um bom debate. "Fondue é melhor que gulache", garantiram os torcedores, menosprezando o prato típico da Hungria feito com carne de vaca picada.
5) Gol-relâmpago
Com apenas 23 segundos de bola rolando, a Albânia marcou contra a Itália. Bajrami aproveitou cochilo da zaga da Itália para abrir o marcador e fazer seu time sair na frente, antes de tomar a virada. Este foi o gol mais rápido na história da Euro.