Tribal Football

Como é que chegamos até aqui: A história do duelo entre City e Arsenal pela Premier League

Bukayo Saka, do Arsenal, disputa a posse de bola com Kevin De Bruyne, do Manchester City
Bukayo Saka, do Arsenal, disputa a posse de bola com Kevin De Bruyne, do Manchester CityAFP
Este domingo marca o último capítulo de uma emocionante luta pelo título da Premier League entre o Manchester City e o Arsenal, que vai ficar na história como uma das disputas mais renhidas e divertidas da competição.

Enquanto Tyson Fury e Oleksandr Usyk disputam a coroa dos pesos-pesados do boxe na Arábia Saudita no sábado à noite, o City e os gunners vêm trocando golpes numa disputa muito apertada pelo topo da classificação do campeonato durante toda a temporada.

Advertisement
Advertisement

Enquanto o Liverpool teve algo a dizer antes de se atrasar na fase final, agora chegamos ao último dia da época sem um vencedor coroado, algo que não acontece com muita frequência.

Antes de cair o pano no domingo, aqui estão alguns momentos cruciais da campanha 2023/24 que nos levaram a uma jornada final emocionante.

Ou
OuFlashscore

Declan Rice chega ao Emirates

15 de julho de 2023

Nenhum clube do mundo torceria o nariz à contratação de Declan Rice, mas houve alguns que na altura levantaram uma ou duas sobrancelhas depois de ver o valor de 120 milhões de euros pago pelo médio.

Na verdade, alguns consideraram que o preço do internacional inglês foi demasiado inflacionado e que os fundos poderiam ter sido canalizados para outras áreas do plantel que necessitavam de mais profundidade, especialmente em posições mais ofensivas.

No entanto, o ex-capitão do West Ham começou a jogar bem e provou que valeu a pena correr um risco financeiro calculado.

Apesar de não ser necessariamente a única peça que faltava para ajudar o Arsenal a ultrapassar a meta na época passada, a sua consistência e fiabilidade em todas as facetas do dinamismo do meio-campo são óbvias, e os gunners têm sido mais difíceis de anular.

Declan Rice, do Arsenal, aplaude os adeptos
Declan Rice, do Arsenal, aplaude os adeptosAFP

Construiu uma ótima relação com o capitão do Arsenal, Martin Odegaard, no miolo, além de fornecer cobertura de primeira classe quando necessário à frente de William Saliba e Gabriel na defesa.

Além disso, o jogador também tem contribuído para o crescimento da equipa, com sete golos e oito assistências até este jogo - o melhor desempenho da carreira do atleta de 25 anos.

Arteta derruba finalmente Guardiola

Arsenal 1-0 Manchester City - 8 de outubro de 2023

Mikel Arteta celebrou finalmente a primeira vitória da carreira como treinador sobre o Manchester City na Premier League. O golo tardio de Gabriel Martinelli garantiu ao Arsenal uma vitória por 1-0 sobre os tricampeões, condenando os homens de Pep Guardiola a duas derrotas consecutivas no campeonato pela primeira vez desde dezembro de 2018.

Pep Guardiola e Mikel Arteta na linha de fundo durante Arsenal e Manchester City no Emirates Stadium
Pep Guardiola e Mikel Arteta na linha de fundo durante Arsenal e Manchester City no Emirates StadiumAFP

A equipa de Guardiola começou por assumir o controlo do jogo no Emirates Stadium, com Declan Rice a afastar a tentativa de Joško Gvardiol em cima da linha e Nathan Aké a disparar por cima, antes de o Arsenal assentar.

O remate de Martinelli na segunda parte desviou em Aké, enganou Ederson e foi parar ao fundo da baliza, garantindo uma grande vitória aos gunners e colocando-os no topo da tabela juntamente com o Tottenham.

As duas equipas empataram 0-0 na segunda volta, em março, o que significa que os comandados de Arteta não perderam nenhum ponto para o maior rival na Premier League.

O tropeção do Manchester City

Aston Villa 1-0 Manchester City - 6 de dezembro de 2023

As aspirações do Manchester City na Premier League pareciam ter sofrido um grande abalo quando o clube saiu de Villa Park sem pontos no início de dezembro.

O Aston Villa, que estava em grande forma na Premier League e até ameaçava disputar o título, aumentou a sua notável série de vitórias em casa para 14 jogos com um merecido triunfo por 1-0 sobre o atual campeão.

O resultado fez soar o alarme para os adeptos da metade azul de Manchester, já que a queda de forma significava quatro jogos seguidos sem vencer no campeonato pela primeira vez em mais de sete anos.

Os 22 remates que o Villa fez à baliza de Ederson foram o maior assalto algumas vez feito à turma de Guardiola desde que assumiu o banco, enquanto a sua equipa, sem o dominante Rodri e o elegante Kevin De Bruyne no meio-campo, respondeu apenas com dois remates à baliza.

O resultado serviu de alerta para os Cityzens, que não perderam mais na Premier League e, desde então, só sentiram o gosto da derrota nas grandes penalidades com o Real Madrid na meia-final da Liga dos Campeões.

O regresso do Rei Kevin

Newcastle 2-3 Manchester City - 13 de janeiro de 2024

Os adeptos do City (e os treinadores da Fantasy) rejubilaram com o regresso da estrela De Bruyne à equipa principal no início de janeiro.

Depois de cinco meses de ausência por uma lesão no tendão, contraída no jogo inaugural da temporada, De Bruyne já tinha feito alguns minutos na goleada por 5-0 sobre o Huddersfield na Taça de Inglaterra.

Kevin De Bruyne (C), m
Kevin De Bruyne (C), mAFP

Mas guardou o melhor para o regresso ao campeonato. Com o City a perder por 2-1 em St. James' Park aos 70 minutos, Guardiola introduziu De Bruyne, que mudou imediatamente o jogo.

O médio passou pelos adversários e atirou um remate certeiro por entre as pernas de Fabian Schär para o fundo das redes cinco minutos depois de entrar, antes de fazer uma bela assistêcia para Oscar Bobb nos descontos, garantindo os três pontos fora de casa.

A apetite dos gunners por golos

De fevereiro a março de 2024

Com a temporada de 2023/24 a ser disputada até ao fim entre as duas equipas, a diferença de golos foi-se tornando cada vez mais importante, com os londrinos a terem todas as cartas na mão apesar de não terem um avançado-centro de referência no plantel.

Nenhum outro momento da temporada resume a superioridade no saldo de golos do que o período entre o início de fevereiro e março.

Depois de ter goleado o Crystal Palace por 5-0 em janeiro, o mês de fevereiro foi marcado por uma série de vitórias, com muitos golos.

O m
O mAFP

Durante esse período, o Arsenal marcou três golos contra o Liverpool, seis sem resposta contra o West Ham e mais cinco contra o Burnley.

Apesar de uma surpreendente derrota com o FC Porto na Liga dos Campeões, a equipa manteve a forma doméstica, vencendo o Newcastle por 4-1 e goleando o Sheffield por 6-0 em Bramall Lane, antes de...

O espírito do Arsenal de nunca desistir

Arsenal 2-1 Brentford - 9 de março de 2024

O Arsenal conseguiu uma declaração de intenções na altura certa, antes do jogo entre Manchester City e Liverpool, mas também pela forma como aconteceu.

Os gunners abriram o narcador com Declan Rice. No entanto, o Brentford empatou pouco depois com um golo de Yoane Wissa, aproveitando um erro terrível do guarda-redes Aaron Ramsdale, que estava a jogar devido ao facto de David Raya, emprestado, não poder jogar contra o seu clube de origem.

O m
O mAFP

A tensão era imensa à medida que o jogo entrava na fase final. Aos 86 minutos, o suplente Kai Havertz esteve à altura da ocasião, marcando o golo da vitória e levando o Arsenal para o topo da tabela pela primeira vez desde dezembro.

O golo tardio fez explodir o proverbial telhado do Emirates e a dramática vitória mostrou a resiliência e a capacidade do Arsenal de conseguir resultados mesmo quando não está a jogar ao seu melhor nível - a habilidade que todos os verdadeiros candidatos ao título precisam em abundância.

Villa, o vilão de novo

Arsenal 0-2 Aston Villa - 14 de abril de 2024

O Arsenal perdeu o controlo da corrida ao título da Premier League depois de ter sido derrotado por 0-2 em casa pelo Aston Villa, pondo fim à série de cinco vitórias consecutivas dos gunners no seu próprio terreno.

De forma incaracterística, não foram a melhor equipa em campo, mas mantiveram a possibilidade de conquistar os três pontos nos últimos 10 minutos.

A equipa de Arteta não conseguiu afastar um canto, e a bola cruzada por Lucas Digne escapou à defesa do Arsenal, permitindo que Leon Bailey aparecesse no segundo poste para rematar de um ângulo apertado, aos 84 minutos.

O guarda-redes argentino do Aston Villa, Emiliano Martinez, remata enquanto o marcador mostra o resultado final
O guarda-redes argentino do Aston Villa, Emiliano Martinez, remata enquanto o marcador mostra o resultado finalAFP

Os pontos foram conquistados minutos depois, quando um contra-ataque depois de um canto a favor do Arsenal, viu Ollie Watkins a seguir isolado para a baliza e a picar por de David Raya - garantindo três pontos vitais para o Villa na luta pelo topo da tabela.

O Villa garantiu também a honra única de vencer o Arsenal e o City nesta temporada. Os verdadeiros desmancha-prazeres.

Sem favores dos vizinhos

Tottenham 0-2 Manchester City - 14 de maio de 2024

O Manchester City assumiu o controlo do seu próprio destino e está no caminho certo para conquistar o quarto título consecutivo da Premier League após uma difícil vitória por 0-2 sobre os Spurs, encerrando uma série de quatro derrotas consecutivas no Estádio do Tottenham.

A atmosfera desconcertante no estádio contribuiu para um momento estranho no norte de Londres, com o técnico do Tottenham, Ange Postecoglou, irritado com as sugestões que os seus próprios adeptos queriam que a equipa perdesse para que o eterno rival Arsenal não conquistasse o título.

O avan
O avanAFP

O jogo acabou por ser resolvido com dois golos de Erling Haaland, que aumentou a sua contagem para 27 na temporada. As coisas poderiam ter sido muito diferentes. Quando ainda estava 1-0, Ederson foi vítima de um choque feio com Cristian Romero e acabou por ser substituído com um traumatismo craniano.

O guarda-redes suplente Stefan Ortega fez uma série de excelentes defesas - incluindo num um para um com  o matador Heung-min Son - para manter a sua equipa na frente em momentos cruciais do jogo.

R
RAFP/Opta by Stats Perform

Guardiola reagiu de forma teatral, atirando-se para o chão na linha lateral. A vitória deixou o City no topo da classificação, dois pontos à frente do Arsenal, a caminho da última jornada da Premier League.

Ou
OuFlashscore