Tribal Football

Dupla de ouro, treino invadido e show de Kroos: top 5 do dia 1 da Eurocopa

Beckenbauer foi homenageado pela torcida em Munique
Beckenbauer foi homenageado pela torcida em MuniqueAFP
A Eurocopa começou nesta sexta-feira (14) com o duelo entre a Alemanha, que joga em casa, diante da Escócia. Os anfitriões confirmaram seu favoritismo e venceram por 5 a 1, sendo este apenas um dos momentos marcantes do primeiro dia do evento.

Na lista abaixo, elaboramos outros fatos que valem o registro, com alguns deles acontecendo do lado de fora dos gramados. 

Advertisement
Advertisement

Esta será apenas a primeira lista de uma série que estará presente a cada dia da Euro para contar o que de melhor aconteceu no maior torneio de seleções do Velho Mundo até a data da grande decisão (14 de julho).

Confira a tabela completa da Euro

1) Fan zone evacuada

Parte da fan zone que acontece em Berlim precisou ser evacuada depois que um objeto suspeito (mochila) foi identificado pela polícia alemã, horas antes do apito inicial de Alemanha x Escócia. Por precaução, as autoridades orientaram o público a entrar por um outro acesso, antes de tudo voltar à normalidade. Era só um alarme falso. Segundo a imprensa local, uma pessoa foi detida. 

2) Ídolos e viuva de lenda carregam a taça

Antes da bola rolar, a taça da Euro entrou em campo pelas mãos de Heidi, viúva de Franz Beckenbauer, maior lenda do futebol alemão, que foi homenageado pela UEFA e pelos torcedores presentes em Munique. Heidi esteve acompanhada por Bernard Dietz e Jürgen Klinsmann, capitães dos títulos europeus da Alemanha de 1980 e 1996, respectivamente. 

3) Treinadores multicampeões reunidos

A Allianz Arena, estádio de Munique que recebeu a partida de abertura da Euro, contou com diversas personalidades do mundo da bola. Entre elas, dois técnicos multicampeões: o português José Mourinho, que acertou contrato com o Fenerbahçe e Sir Alex Ferguson, maior técnico na história do Manchester United. 

4) Entusiasmo de sobra no treino de Portugal

No primeiro treino de Portugal em solo alemão, animação além da conta. Mais de 8.000 torcedores estiveram presentes para ver Cristiano Ronaldo de perto. A empolgação rendeu várias invasões de campo, dando trabalho para os seguranças e, até mesmo, para o goleiro José Sá. 

5) Kroos dando show

Na goleada da Alemanha sobre a Escócia, por 5 a 1, na abertura da Euro, o meio-campo Toni Kroos começou a fazer a torcida e os fãs de futebol sentirem sua falta antes mesmo de sua aposentadoria, que vai acontecer após o torneio. O jogador teve eficiência em 99% dos seus passes, a maior taxa de conclusão de passes já registrada desde 1980 por qualquer jogador que tenha dado mais de 100 passes em um jogo da Euro.