"A realidade é que estou mais perto de sair do que de ficar", disse o treinador espanhol à Sky News, antes de esclarecer que não haveria saída imediata do clube que dirige desde 2016.
"Conversámos com o clube - o meu sentimento é de que quero ficar agora. Ficarei na próxima temporada e, durante a temporada, conversaremos. Mas oito ou nove anos - veremos", acrescentou.
Em conferência de imprensa, Guardiola não entrou em detalhes, além de dizer que estava naturalmente cansado depois de outro esforço gigantesco que terminou mum notável sexto título em sete anos para o City.
Recorde o Manchester City-West Ham
Mas Guardiola garantiu aos adeptos que estava pronto para o desafio da final da Taça de Inglaterra no próximo fim de semana contra o Manchester United e que, sem dúvida, encontraria motivação novamente para a próxima temporada da Premier League, como já fez várias vezes.
Guardiola foi modesto em relação à sua última conquista, dizendo que outros treinadores, como Alex Ferguson, do Manchester United, haviam conseguido mais do que ele no passado.

E elogiou muito os rivais desta temporada, o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, e o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, que o pressionaram durante todo o tempo.
"Competimos incrivelmente bem mais uma vez e, no final, por uma pequena margem, vencemos, conseguimos... Fizemos algo incrível", disse Guardiola, elogiando os seus jogadores.
"Se eu chegasse aqui amanhã e me dissessem que nos próximos sete anos vocês ganhariam seis Premier Leagues, eu diria 'vocês estão loucos? É a Premier League, é a mais difícil. Esta é a mais difícil por muitas razões", explicou.
Homenagens a Klopp e Arteta
Guardiola prestou um tributo emocionado a Klopp, que dirigiu o Liverpool pela última vez no domingo, dizendo que ele era uma grande personalidade que o levou a novos patamares.
"Sentirei muita falta dele. Ele foi muito importante na minha vida", disse o espanhol.
"Só quero dizer muito obrigado pelo trabalho dele. Ele ajudou-me com a sua equipa. Tem sido um grande concorrente na minha vida. Com ele, tem sido muito difícil", assumiu.
Arteta, antigo adjunto e no Manchester City, era outro rival formidável que estava lá para ficar, disse Guardiola.

O Arsenal terminou apenas dois pontos atrás do Manchester City, depois de pressioná-los até ao último dia da temporada.
"Recebemos a mensagem de Mikel e dos seus jogadores", disse Guardiola.
"Sabemos que eles estarão lá por muitos anos. Treinador jovem com grande talento - eles enviaram-nos uma mensagem de que é preciso ter cuidado nos próximos anos", acrescentou.

Os jogadores de Guardiola foram sinceros nos seus agradecimentos.
"Eu só disse parabéns, e ele disse 'não, parabéns a ti'", disse Jack Grealish.
"Ele é um tipo inacreditável. Nesta temporada, tive momentos em que passei por dificuldades fora do campo - não me importo de dizer isso - e ele apoiou-me muito. É um técnico brilhante em campo, mas atrás das portas fechadas e no seu escritório, ele também me ajudou", acrescentou.
Erling Haaland, que ganhou a Bota de Ouro da Premier League como melhor marcador, disse que Guardiola era um líder duro, mas fantástico.
"Ele é um pouco exigente às vezes. É difícil, mas veja o que ele fez. Ele exige muito todos os dias", disse o norueguês.
"Se não estiveres à altura do que ele espera, terás um grande problema. Ele é exigente, mas é um tipo adorável e eu amo-o muito", acrescentou Haaland.