O Flashscore escolhe um jogo em cada grupo a ter em conta este verão.
Grupo A: Alemanha - Escócia
A anfitriã Alemanha inicia o Euro-2024 contra a Escócia, tentando começar com o pé direito depois de desiludir nas duas últimas grandes competições internacionais. É o primeiro desafio de Julian Nagelsmann, que já foi treinador do Bayern de Munique.
Mas não será nada fácil para a Alemanha enfrentar a aguerrida seleção da Escócia, que chegou a esta fase depois de uma campanha de classificação muito boa, com vitórias contra Espanha e Noruega.
Fique de olho: Florian Wirtz (Alemanha) e Scott McTominay (Escócia)
Grupo B: Espanha - Itália
Na segunda jornada do Grupo B, os semifinalistas do Euro-2020 defrontam-se num confronto de pesos-pesados no grupo da morte desta edição do Campeonato da Europa-
A Espanha, que venceu o torneio pela última vez em 2012, não conseguiu chegar à final mais recente, tendo sido derrotada pela Itália, que venceu a Inglaterra em Wembley.
A Roja passou com facilidade pela fase de qualificação, enquanto o adversário não conseguiu evitar o play-off. As duas seleções têm talento de sobra para o confronto, que deve ser muito disputado logo no início da competição na Alemanha.
Fique de olho: Lamine Yamal (Espanha) e Nicolo Barella (Itália)
Grupo C: Dinamarca - Inglaterra
Tal como Espanha e Itália, Dinamarca e Inglaterra também se cruzaram nas meias-finais do Euro 2020, com os Três Leões a saírem com uma vitória apertada por 2-1 após o prolongamento.
A Inglaterra espera repetir o resultado sob o comando de Gareth Southgate, que tem novamente à sua disposição uma abundância de talento.
As duas selecções chegam ao Euro-2024 em alta, depois de terem vencido os respectivos grupos de qualificação com relativa facilidade.
Fique de olho: Rasmus Hojlund (Dinamarca) e Jude Bellingham (Inglaterra)
Grupo D: Países Baixos- França
Os Países Baixos, campeões em 1998, enfrentam a França, campeã em 1984 e 2000, na fase de grupos.
As duas selecções estarão em grande plano e é provável que conheçam bem as ameaças uma da outra, uma vez que se defrontaram recentemente, na qualificação, com a França a vencer as duas partidas.
Fique de olho: Xavi Simons (Países Baixos) e Kylian Mbappe (França)
Grupo E: Ucrânia - Bélgica
A forte campanha de qualificação da Bélgica, que viu Romelu Lukaku marcar 14 golos, trará sem dúvida muita confiança para a Alemanha.
A Bélgica é a grande favorita a passar um grupo aparentemente simples e vai querer ir mais longe do que os quartos de final que alcançou nos dois últimos Europeus. Termina contra a Ucrânia, que se classificou através do play-off e tem alguns nomes que podem surpreender.
Fique de olho: Artem Dovbyk (Ucrânia) e Kevin De Bruyne (Bélgica)
Grupo F: Portugal - República Checa
O Euro-2024 poderá ser o último torneio do melhor marcador internacional de sempre, Cristiano Ronaldo, que procura acrescentar mais um troféu à sua ilustre coleção.
Portugal foi perfeito na fase de qualificação, vencendo os 10 jogos que disputou, mas poderá ter de ter cautelas contra a República Checa. Os checos não têm necessariamente os nomes vistosos dos seus adversários, mas são mais do que capazes de se agruparem para conseguirem uma reviravolta.
Fique de olho: Rafael Leão (Portugal) e Patrik Schick (República Checa)