Depois de três derrotas na Euro de 2020, a Turquia voltou a vencer na competição e largou com 3 pontos no Grupo F. Os turcos não jogam o mata-mata da Eurocopa desde 2008, quando caíram nas semifinais para a Alemanha. No próximo sábado (22), o desafio será contra Portugal, novamente em Dortmund, às 13h (horário de Brasília).
Veja a classificação dos grupos da Eurocopa
A Geórgia fez um ótimo papel em sua estreia em Eurocopas, mesmo com a derrota. Georges Mikautadze entrou para a história como o primeiro jogador a marcar um gol pelo país em uma grande competição. Também no sábado, os georgianos jogam a sobrevivência na Euro diante da República Tcheca, às 10h, em Hamburgo.
A joia turca
Depois de um primeiro tempo de trocação e um gol para cada, a Turquia voltou para a segunda etapa tentando sufocar o adversário e arrancar a vitória. A seleção passou a controlar a posse de forma mais intensa, girando ela no campo de ataque para furar o bloqueio georgiano. A Geórgia, por sua vez, assustava em contra-ataques bem encaixados.
Sempre próxima do gol adversário, a Turquia testou o goleiro Giorgi Mamardashvili em falta muito bem cobrada por Hakan Çalhanoglu. Mas quem encaminhou a vitória foi a grande promessa turca: Arda Güler. O jovem do Real Madrid tinha liberdade na frente da área e dali engatilhou um lindo chute no ângulo.
Pouco depois do gol, a Geórgia respondeu com bola na trave de Giorgi Kochorashvili. A tensão seguiu até o fim, e o empate quase saiu em dois lances nos acréscimos. Após muita emoção, os turcos mataram o jogo com Kerem Aktürkoglu em contra-ataque, sem Mamardashvili no gol.
Grande 1º tempo
O estádio de maioria turca deu um clima de mando de campo para a Turquia. A seleção respondeu em campo, buscando mais ações de ataque. Kaan Ayhan começou acertando o pé da trave. Em seguida, Mert Müldür pegou um chute da rara felicidade para abrir o placar.
O gol inflamou o mar vermelho em Dortmund, e os turcos marcaram de novo no lance seguinte. No entanto, Kenan Yildiz estava em posição irregular, e o lance foi anulado. Após sair do buraco do 2 a 0, a Geórgia cresceu e empatou. Georges Mikautadze finalizou de forma surpreendente e bateu Mert Günok. Os georgianos quase viraram até o intervalo.