Tribal Football

Juventus vence Atalanta e conquista Copa da Itália pela 15ª vez

AFP
Capitão da Juventus, Danilo ergueu a taça da Copa da Itália
Capitão da Juventus, Danilo ergueu a taça da Copa da ItáliaAFP
A Juventus conquistou a Copa da Itália pela 15ª vez em sua história nesta quarta-feira (15). A Velha Senhora venceu a Atalanta por 1 a 0 na final, no Estádio Olímpico de Roma. O sérvio Dusan Vlahovic foi o autor do único gol da partida, logo aos quatro minutos do primeiro tempo.

A Juve, em queda livre na Serie A (4ª colocada após cinco empates consecutivos), não conquistava um troféu desde 2021, um jejum raro em sua história recente. Com o título, a Velha Senhora reforça seu domínio na Copa da Itália, agora com seis de vantagem sobre Roma e Inter de Milão, que têm nove cada uma.

Advertisement
Advertisement

Veja em detalhes como foi Atalanta 0x1 Juventus

A última conquista da Juventus na Copa havia sido em 2021, com vitória justamente sobre a Atalanta, por 2 a 1. O time de Bérgamo só foi campeão uma vez, em 1963, e terá que continuar esperando.

A Juventus chegou para a partida com a sensação de equipe derrotada, mas sai aliviada, dando uma alegria aos torcedores em uma temporada com mais decepções do que bons momentos. A decisão pode ter sido uma das últimas partidas de Massimiliano Allegri no comando, já que ele não deve permanecer para a próxima temporada.

Vlahovic fez o
Vlahovic fez o Profimedia

Do lado da Atalanta, a próxima oportunidade para virar a página e levantar um troféu importante já será daqui a uma semana, em Dublin, na Irlanda, na final da Liga Europa contra o Bayer Leverkusen, campeão alemão e invicto na temporada.

As estat
As estatFlashscore

Essa será a grande motivação para a Atalanta, junto com a missão de manter pelo menos o 5º lugar na Serie A para se classificar para a próxima Liga dos Campeões. Neste momento, a equipe tem três pontos de vantagem sobre a Roma (6ª).

Maiores campeões da Copa da Itália

(Entre parênteses, o ano do último título)

1) Juventus: 15 (2024)

2) Roma: 9 (2008)

Inter de Milão: 9 (2023)

4) Lazio: 7 (2019)

5) Fiorentina: 6 (2001)

Napoli: 6 (2020)