Pelo outro lado da chave, a número 2 do ranking Aryna Sabalenka joga na quarta-feira (15).
Confira abaixo os duelos que vão decidir as semifinais no saibro romano:
Iga Swiatek (1ª) x Madison Keys (18ª)
• Confronto direto: Swiatek lidera 3-1
O primeiro encontro entre ambas foi justamente em Roma (3ª rodada de 2021), e Iga levou a melhor. O último duelo foi há apenas duas semanas, nas semifinais do WTA 1000 de Madri, e Swiatek passou o carro.
A polonesa vem de 9 vitórias seguidas e tenta se tornar apenas a terceira tenista na história a conquistar Madri e Roma consecutivamente.
Apesar de ter suado contra a alemã Angelique Kerber nas oitavas, a número 1 ainda não perdeu um set em suas três partidas no Foro Italico.
Keys só venceu a polonesa uma vez. Foi um 6-3, 6-4 há dois anos, na quadra dura de Cincinatti.
O melhor resultado da americana em Roma foi o vice em 2016. Já Swiatek é bicampeã do torneio.
Siga Swiatek x Keys em tempo real
Coco Gauff (3ª) x Zheng Qinwen (7ª)
• Confronto direto: 1º encontro
Gauff, de 20 anos, e Zheng, de 21, nunca se enfrentaram no WTA tour até aqui. O único duelo aconteceu na categoria juvenil, com Gauff vencendo por 2 a 1 a final do Orange Bowl de 2018.
Para chegar às quartas, Gauff conquistou uma vitória de virada contra a espanhola Paula Badosa (5-7, 6-4, 6-1), apesar de sofrer com seu saque (ela encaixou apenas 38% dos serviços contra Badosa e cometeu 11 duplas faltas).
Zheng, atual vice-campeã do Australian Open, teve menos trabalho nas oitavas de final. A chinesa superou a ex-número 1 do mundo Naomi Osaka por 6-2 e 6-4 e disputará as quartas de final em Roma pelo segundo ano seguido.
Siga Gauff x Qinwen em tempo real
Victoria Azarenka (24ª) x Danielle Collins (15ª)
• Confronto direto: Collins lidera 2-1
Esta partida, marcada para quarta-feira (15), reúne duas veteranas do circuito. A bielorrussa Azarenka, de 34 anos, enfrentará a estadunidense de 30 anos pela quarta vez na carreira.
O último encontro, no WTA 500 de Charleston, já tem 4 anos. Foi o único no saibro, e Collins venceu por 2 sets a 0.
A americana vem em melhor fase na temporada, tendo perdido apenas duas de suas últimas 20 partidas (uma para Sabalenka, outra para Swiatek).
O melhor retrospecto em Roma, porém, é de Azarenka, que foi vice-campeã em 2013.
Collins não perdeu nenhum set no torneio italiano até aqui, enquanto a bielorrussa deixou um set contra Magda Linette e outro contra Mayar Sherif.
Siga Azarenka x Collins em tempo real
Aryna Sabalenka (2ª) x Jelena Ostapenko (10ª)
• Confronto direto: Sabalenka lidera 2-0
A última vez que Aryna e Jelena se cruzaram foi nas oitavas de Dubai, em 2023. A partida desta quarta será o primeiro jogo entre elas no saibro.
A número 2 do mundo chega do impressionante vice-campeonato em Madri, mas, assim como na Espanha, ela vem ganhando jogos no fio da navalha na Itália.
Para superar a ucraniana Elina Svitolina nas oitavas, Sabalenka teve de salvar três match points, antes de fechar a partida no tie-break do 3º set.
Na primeira rodada, ela precisou suar para virar o jogo contra a número 109 do mundo.
Ostapenko também não teve vida fácil no torneio. Após ganhar de Sorribes Tormo depois de 2h30 de batalha, a letã precisou também do tie-break do 3º set para virar o jogo das oitavas contra a jovem Rebecca Sramkova (120ª do ranking).
Tanto Jelena quanto Aryna tentam um título inédito em Roma.
Siga Sabalenka x Ostapenko em tempo real
Onde assistir
As quartas de final do Aberto da Itália têm transmissão ao vivo dos canais ESPN (TV fechada) e do Star+ (streaming).
Veja todos os detalhes do WTA 1000 de Roma