Swiatek é apenas a terceira tenista a erguer o troféu nas capitais espanhola e italiana de forma consecutiva, após Dinara Safina (2009) e Serena Williams (2013). A polonesa, porém, é a primeira a atingir o feito desde que o torneio de Roma ganhou o status de WTA 1000. Ela sequer perdeu sets no Foro Italico.
Veja todos os detalhes de Iga Swiatek 2-0 Aryna Sabalenka
A líder do ranking alcançou a marca de 12 vitórias consecutivas nesta temporada. Ela chegará embalada para Roland Garros, no qual é a grande favorita ao tetracampeonato. A chave principal do Grand Slam Francês começa em 26 de maio.
Passeio de Iga
Duas semanas após uma batalha de 3h14 na final em Madri, Swiatek e Sabalenka fizeram um duelo bem menos equilibrado. Dominante no primeiro set, a polonesa quebrou a bielorrussa logo no terceiro game. Iga ainda conseguiu mais uma quebra antes de fechar a parcial em 6-2, com apenas 37 minutos.
Sabalenka esboçou uma reação no segundo set, mas desperdiçou cinco chances de quebra no segundo game. Swiatek salvou outros dois break points quando sacava em 1-2, e depois deu o bote. A polonesa aproveitou a frustração da rival para alcançar duas quebras e confirmar o título com 6-3.