Em uma partida bastante equilibrada, Monteiro perdeu o jogo por 2 sets a 0, parciais de 7-6 (4) e 6-3, em 1h57 minutos.
Confira as estatísticas da partida
Com a boa campanha no saibro italiano, o cearense deve ganhar mais de 20 posições no ranking, subindo no momento para o 84º posto. A nova colocação garante o tenista número 2 do Brasil como um dos primeiros cabeças de chave no quali de Roland Garros.
Nas quartas de final, Zhizhen Zhang encara o chileno Alejandro Tabilo (32º), que superou mais cedo o russo Karen Khachanov (18º) com um duplo 7-6.
Mais um jogaço de Monteiro
Thiago fez um primeiro set disputado palmo a palmo contra Zhang.
Sem nenhuma quebra de lado a lado, a parcial foi decidida no tie-break, com o chinês conseguindo um mini-break decisivo com o desempate em 4 a 4.
No set final, o cearense chegou a conseguir dois break points no terceiro game, mas o Zhang mostrou mais preparo físico para segurar o placar.
O único game ruim de Thiago no duelo lhe custou o jogo. Ao sacar com um 3-2 contra, o brasileiro encurtou o braço e cometeu erros não característicos para ter o serviço quebrado sem anotar nenhum ponto.
Foi a única quebra de saque do confronto. A partir daí, o número 56 do mundo seguiu sólido e solto para chegar à segunda quarta de final em um Masters 1000 na carreira.
Siga o Masters 1000 de Roma no Flashscore