Badosa e Tsitsipas oficializaram seu namoro durante o Aberto da França do ano passado e têm sido vistos com frequência nos jogos um do outro, além de postarem fotos em sua conta conjunta no Instagram.
"Após cuidadosa consideração e muitos momentos queridos juntos, Stefanos e eu decidimos nos separar amigavelmente", escreveu Badosa no Instagram.
"Compartilhamos uma jornada cheia de amor e aprendizado, e é como amigos com imenso respeito mútuo que agora escolhemos seguir em frente em nossos próprios caminhos", acrescentou.
"Ao fazermos a transição para este novo capítulo de nossas vidas, continuamos a desejar uns aos outros nada além do melhor em todos os nossos empreendimentos", concluiu a tenista.
Badosa, ex-número 2 do mundo, despencou para o 126º lugar do mundo por conta de uma série de lesões e uma dor crônica nas costas, que pode encurtar sua carreira.
Tsitsipas, duas vezes vice-campeão de Grand Slam, foi eliminado por Thiago Monteiro no Masters 1000 de Madri, mas vem em boa fase no saibro.
Ele venceu o Masters 1000 de Monte Carlo e foi vice-campeão no ATP 500 de Barcelona.
Ambos devem estar em Roland Garros, que começa no dia 26 de maio.