Ruud se vingou, assim, da derrota sofrida há uma semana diante do mesmo rival no Masters 1000 de Monte Carlo e ergueu o principal troféu de sua carreira.
"Muito obrigado pelo apoio esta semana, esta quadra é a minha nova favorita", disse o norueguês com um sorriso.
Tsitsipas, por sua vez, ainda não conseguiu conquistar este título, apesar de ter disputado quatro finais em sete anos.
Com esta vitória em 1 hora e 29 minutos, o norueguês confirma a boa fase a poucas semanas de Roland Garros, onde será um dos favoritos depois de ter sido finalista em 2022 e 2023.
"Para mim significa muito, é o maior título da minha carreira. É algo que procuro há muito tempo", disse Ruud à rede espanhola Teledeporte.
"Não comecei bem, mas felizmente consegui entrar na partida e jogar muito bem no final do primeiro set e no segundo set", acrescentou o norueguês.
Ruud começou atrás no placar quando o grego quebrou seu saque no primeiro set e abriu 2-0.
Apoiado numa poderosa direita, o norueguês reagiu devolvendo o break no sexto game para empatar em 3-3 e abrir a vantagem com o saque, recuperando a iniciativa da partida.
Ruud aproveitou os erros do adversário para fazer 6-5, quebrar o saque do adversário no primeiro break-point e fechar o set em 7-5.
O segundo set foi dominado pelo norueguês contra um nervoso Tsitsipas que não parecia solto na quadra.
Ruud quebrou o saque do adversário no quarto game para abrir 3-1 e confirmou seu saque fazendo 4-1, vantagem que o grego não conseguiu reverter.
Foi o suficiente para o norueguês confirmar o serviço para fechar o set em 6 a 3 e vencer seu primeiro torneio ATP 500, depois de já ter conquistado dez títulos de 250.
Ruud e Tsitsipas agora vão lutar pelo Masters 1000 de Madri, que começa na próxima semana.