Alcaraz fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-4, 2-6 e 6-2, em três horas e oito minutos na quadra Philippe Chatrier.
O espanhol, que voltou a usar uma bandagem especial no braço direito para prevenir as dores que o tiraram de grande parte da temporada europeia no saibro, teve que lutar mais do que o esperado para bater um adversário que entrou no quadro principal de Roland Garros vindo do qualifying.
"Todos os jogadores podem causar problemas", disse Alcaraz em entrevista após a partida.
"É preciso estar concentrado a cada rodada e jogar sempre o seu melhor tênis. Não importa o ranking do adversário. Jesper tem capacidade e nível para estar dentro do Top 100", acrescentou.
O jogo contra o holandês parecia encaminhado quando Alcaraz levou a melhor nas duas primeiras parciais, mas o número 3 do mundo caiu de rendimento no terceiro set e teve o serviço quebrado duas vezes.
O quarto set começou com quatro quebras consecutivas, mas com o placar em 2-2, o espanhol se reencontrou no jogo para vencer quatro games consecutivos e se garantir na terceira rodada de Roland Garros.
Na próxima fase, o número 3 do mundo encara o vencedor do duelo entre o americano Sebastian Korda (28º) e o coreano do quali Kwon Soon Woo, que foi suspenso de manhã por conta da chuva.
Siga Roland Garros em tempo real