Recorde as incidências da partida
Entre a Fiorentina e a Atalanta, o jogo era importante principalmente para a equipa de Gasperini, que se agarrava ao último objetivo da época: fechar a Serie A no terceiro lugar, mas o 2-3 condenou o conjunto de Bérgamo, que teve de se contentar com o quarto lugar.
Sob o dilúvio do Estádio Gewiss, foi um Bergamasco que desbloqueou a partida aos seis minutos: a bola iluminada de Gaetano Castrovilli e a cabeçada de Andrea Belotti, que não marcava na Serie A desde 11 de fevereiro, deixou o conjunto Viola em vantagem.
Mas a Atalanta reagiu imediatamente. Charles De Ketelaere encontrou Ademola Lookman, que ultrapassou o estreante Tommaso Martinelli com facilidade.
Como nos clássicos jogos de fim de época, os golos surgiram em catadupa: aos 18 minutos, um cruzamento de Cristiano Biraghi encontrou Nico González, que rematou de pé esquerdo e, graças a um desvio, voltou a bater Marco Carnesecchi.
E, de facto, pouco depois surgiu o 2-2: Ademola Lookman serviu Giorgio Scalvini que, da entrada da área, desferiu um remate rasteiro de pé direito que não teve qualquer hipótese de defesa para o guarda-redes nascido em 2006.
Antes do intervalo, ainda houve tempo para o terceiro golo da equipa toscana, por Luca Ranieri, anulado por fora de jogo. O 2-3 chegou, no entanto, com Andrea Belotti num lance de bola parada nos descontos.
A segunda parte começou da mesma forma que a primeira, embora a intensidade da chuva tenha diminuído: Alfred Duncan rematou para o lado de fora da baliza, Mario Pasalic acertou na trave, embora em situação de fora de jogo.
A segunda parte foi muito menos animada e quase sempre marcada pela pressão da equipa da casa em busca do golo do empate.
A única coisa digna de nota foi a lesão de Giorgio Scalvini, que saiu com um problema no joelho. O seu estado é preocupante, sobretudo para a seleção italiana. O problema físico, se for grave, pode custar-lhe o Euro-2024 e criar mais um problema para Luciano Spalletti.