Tribal Football

Top 10 partidas que marcaram a passagem de Jürgen Klopp no Liverpool

Klopp segura troféu da Champions após vitória do Liverpool sobre o Tottenham em 2019
Klopp segura troféu da Champions após vitória do Liverpool sobre o Tottenham em 2019AFP
A era Jürgen Klopp no Liverpool proporcionou uma lista de momentos memoráveis nos últimos oito anos e meio. O treinador alemão proporcionou aos fãs de futebol algumas das partidas mais incríveis disputadas pelos Reds na história.

De reviravoltas dramáticas no apagar das luzes a vitórias dominantes sobre seus maiores rivais, Klopp deu aos torcedores do Liverpool muitos motivos para comemorar desde sua chegada a Anfield em 2015.

Advertisement
Advertisement

O Flashscore preparou uma lista com os 10 jogos mais emblemáticos dos Reds sob o comando do técnico alemão. Confira: 

10) Liverpool 4 x 3 Manchester City (2017/18)

O Liverpool já havia garantido seu retorno à Liga dos Campeões durante a primeira temporada completa de Klopp em Anfield, e foi na jornada seguinte que os Reds começaram a se impor como os maiores adversários do Manchester City na luta pelo topo da Premier League.

Essa partida em particular na temporada 2017/18 foi o Liverpool de Klopp em sua melhor forma, pois acabou com uma invencibilidade de 22 jogos do City, dando o tom para uma rivalidade que atingiria recordes impressionantes. 

Alex Oxlade-Chamberlain abriu o placar para o Liverpool no início do jogo. Uma vitória apoteótica marcada por outros três gols em um espaço de 10 minutos do segundo tempo, anotados pelo famoso trio Roberto Firmino, Sadio Mané e Mohamed Salah. O Liverpool em sua melhor forma. Inesquecível.

9) Aston Villa 1 x 2 Liverpool (2019/20)

Os gols nos momentos decisivos das partidas são a marca registrada de todo título e o Liverpool os produziu durante a temporada 2019/20.

Uma partida em particular que ficará para sempre na memória do torcedor dos Reds é a vitória de virada dos Reds no Villa Park, com Andy Robertson e Mané superando uma desvantagem que permaneceu no placar até os 42 minutos do segundo tempo. 

Foi a cabeçada corajosa de Mané no quarto minuto dos acréscimos que selou a dramática vitória, mantendo a vantagem de seis pontos do Liverpool na liderança da Premier League e preservando sua série invicta de 10 meses na elite do futebol inglês. 

8) Liverpool 7 x 0 Manchester United (2022/23)

Depois das façanhas em busca do tetracampeonato em 2021/22, o Liverpool teve dificuldades para manter a consistência na temporada seguinte. Bem, isso durou até a chegada de seus arquirrivais na cidade.

O United viajou a Anfield com o retrospecto de apenas uma derrota nos últimos 11 jogos, mas a equipe de Erik ten Hag foi dominada graças a um desempenho notável dos Reds no segundo tempo, com Cody Gakpo, Darwin Nunez, Salah e Firmino marcando seus nomes no placar.

Roberto Firmino comemorando o s
Roberto Firmino comemorando o sAFP

O placar estabelecido pelo Liverpool naquele dia tornou-se o maior da história do confronto. Isto já diz tudo o que você precisa saber sobre o período de Klopp no clube de Merseyside. 

7) Liverpool 4 x 3 Borussia Dortmund (2015/16)

Noites europeias incríveis se tornariam uma marca registrada do reinado de Klopp no Liverpool, e a primeira delas foi contra seu ex-clube, o Borussia Dortmund, nas quartas de final da Liga Europa.

O Liverpool estava perdendo por 4 a 2 no placar agregado no meio do segundo tempo do jogo de volta em Anfield, com os Reds precisando de três gols para inverter a vantagem aurinegra - uma tarefa quase impossível.

No entanto, no que se tornaria algo "normal" sob o comando do alemão nos anos seguintes, o Liverpool buscou a recuperação com gols de Philippe Coutinho e Mamadou Sakho. No fim, uma cabeçada de última hora do herói improvável Dejan Lovren levou Anfield ao delírio.

6) Manchester United 0 x 5 Liverpool (2021/22)

O Liverpool conquistou a maior vitória de sua história na Premier League em Old Trafford no início da temporada 2021/22 graças a uma aula de futebol ofensivo que ficará na memória por muito tempo.

Os Reds abriram uma vantagem de 4 a 0 no intervalo contra a infeliz equipe de Solskjaer. No início da segunda etapa, Salah ainda completaria seu hat-trick na partida para desespero da torcida presente no Teatro dos Sonhos. 

Paul Pogba foi expulso naquele jogo e o Liverpool tirou o pé do acelerador na última meia hora, aproveitando a oportunidade para tripudiar dos Red Devils em seu próprio quintal. Poderia ter sido um resultado ainda mais humilhante. 

5) Leicester City 0 x 4 Liverpool (2019/20)

Essa partida pode parecer um pouco exagerada, considerando o que aconteceu antes, mas, aos olhos de Klopp e de muitos torcedores dos Reds, foi uma das melhores atuações coletivas da equipe durante a trajetória do comandante alemão em Merseyside. 

Tendo acabado de retornar ao Reino Unido depois de vencer o Mundial de Clubes da FIFA no Catar, o Liverpool viajou para enfrentar o segundo colocado Leicester City em um confronto crucial no Boxing Day. Valia a liderança da Premier League.

Apesar do calendário agitado, os Reds não mostraram sinais de cansaço e golearam os adversários, com Trent Alexander-Arnold e Firmino levando os comandados de Klopp a uma vantagem de 13 pontos na liderança.

4) Bayern de Munique 1 x 3 Liverpool (2018/19)

Depois de um jogo de ida sem gols em Anfield, o Liverpool viajou para Munique para um confronto muito aguardado pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Virgil van Dijk e Mané fizeram uma brilhante parceria no gol que abriu o placar para o Liverpool na noite e, apesar de um infeliz gol contra de Joel Matip, Van Dijk e Mané novamente se destacaram no segundo tempo, indo às redes e levando os Reds a uma histórica vitória fora de casa.

Foi um desempenho condizente com o pedigree do Liverpool na competição e que lhes deu muita confiança para as últimas fases do torneio.

3) Liverpool 3 x 1 Manchester City (2019/20)

Com 31 pontos em 33 possíveis, o Liverpool sabia que uma vitória sobre o rival Manchester City consolidaria sua posição no topo da tabela.

Os Reds saíram voando, com Fabinho e Salah marcando com apenas 13 minutos de bola rolando e dando aos comandados de Klopp uma boa vantagem no placar. 

O Liverpool continuou a dominar a equipe de Pep Guardiola por todo o campo, e Mané marcou o terceiro no segundo tempo, selando uma vitória que definiu a temporada.

2) Tottenham 0 x 2 Liverpool (2018/19)

Depois de perder o título da Premier League por apenas um ponto no final da temporada 2018/19, o Liverpool não teve tempo para se lamentar enquanto se preparava para a segunda final consecutiva de Liga dos Campeões.

OTottenham, adversário do Liverpool, deu uma mãozinha (literalmente) a Klopp e seus comandados, já que o toque de mão de Moussa Sissoko no início do jogo permitiu que Salah colocasse o Liverpool à frente no placar em cobrança de pênalti.

Mohamed Salah,
Mohamed Salah, AFP

A equipe de Pochettino tentou empatar, mas esbarrou na dupla impenetrável formada por Van Dijk e o goleiro brasileiro Alisson, enquanto o grande herói daquele jogo - Divock Origi - marcou o segundo gol no final para selar a sexta Champions League da história do Liverpool e o primeiro troféu de Klopp no clube.

1) Liverpool 4 x 0 Barcelona (2018/19)

Tinha que ser esse, não é mesmo? O maior jogo do período de Klopp no clube e talvez uma das melhores viradas da história da Liga dos Campeões.

Diante de um déficit de três gols após o show de Lionel Messi no jogo da ida, no Camp Nou, o Liverpool produziu uma reviravolta notável na segunda partida. O Barcelona sucumbiu diante da intensidade dos Reds e do barulho ensurdecedor da torcida em Anfield.

Na ausência dos astros Salah e Firmino, Origi balançou as redes logo no início do jogo e despertou a confiança dos torcedores do Liverpool. Georginio Wijnaldum saiu do banco no intervalo para marcar dois gols no começo da etapa final. 

Com o placar empatado no agregado, o raciocínio rápido de Alexander-Arnold após um escanteio encontrou Origi sem marcação na área, e o belga marcou um dos gols mais emblemáticos da história do Liverpool para garantir sua vaga na final da Champions League em Madri.