Tribal Football

Todas as vezes que a corrida pelo título da Premier League foi até à última jornada

Ali Pollock
O City conquistou o título no último dia da época 2021/22
O City conquistou o título no último dia da época 2021/22AFP
A corrida ao título da Premier League vai ser decidida na última jornada, mais uma vez, após a vitória do Arsenal por 0-1 no terreno do Manchester United, com os Gunners a competirem com o Manchester City para se sagrarem campeões.

Independentemente do resultado do Manchester City no jogo contra o Tottenham, o vencedor da época 2023/24 da Premier League será decidido na última jornada (domingo, 19 de maio).

Advertisement
Advertisement

Das 32 épocas anteriores da Premier League, nove foram decididas no último jogo, sem falta de drama ou de momentos emblemáticos.

Outro final dramático está a chegar, por isso o Flashscore decidiu relembrar todas as vezes que a corrida pelo título da Premier League foi decidida na última jornada.

A luta pelo t
A luta pelo tFlashscore

1994/95 - Blackburn Rovers/Manchester United

Blackburn Rovers e o então bicampeão Manchester United disputavam o título na terceira temporada da Premier League, a última campanha que contou com 22 equipas e 42 jogos, em vez do formato atual de 38 partidas.

O Rovers era a única equipa que impedia o United de conquistar três títulos consecutivos, mas acabou por perder o último jogo contra o Liverpool, deixando à equipa de Sir Alex Ferguson um caminho claro para a glória se conseguisse vencer o West Ham.

Infelizmente para os Red Devils, eles só conseguiram empatar com os Hammers, o que significou que o título foi para o Blackburn - apesar de nenhum dos clubes envolvidos na corrida ter vencido na última jornada.

O clube de Lancashire contava com alguns jogadores emblemáticos, como Alan Shearer, que viria a tornar-se o maior artilheiro da divisão - iniciando a sua carreira na Premier League em 94/95, formando uma parceria formidável com Chris Sutton.

Alan Shearer e Chris Sutton erguem o troféu da Premier League
Alan Shearer e Chris Sutton erguem o troféu da Premier LeagueProfimedia

1995/96 - Manchester United/Newcastle

Apesar de ter sofrido o desgosto da última jornada em 1994, o United recuperou para conquistar o seu terceiro título em quatro anos na época seguinte, depois de afastar uma tentativa vigorosa do Newcastle.

Naquele ano, a "turma de 92" transformou-se em grandes estrelas, com jogadores como Gary Neville, David Beckham e Paul Scholes a levarem os Red Devils de volta ao topo da divisão.

Os Magpies chegaram a ter 12 pontos de vantagem em janeiro, mas não conseguiram capitalizar e deixaram os de Manchester recuperarem, precisando de vencer os Spurs na última jornada e torcendo para que o Middlesbrough conseguisse manter o United à distância.

O Newcastle não conseguiu nenhum dos dois resultados, tendo apenas empatado com os Spurs, enquanto o United venceu o Middlesbrough, levando mais um título para Old Trafford.

A corrida ao título de 95/96 também viu nascer uma das frases mais emblemáticas do futebol: a infame frase de Kevin Keegan, o treinador dos Magpies, "I would love it if we beat them (adoraria se conseguíssemos vencê-los)". Infelizmente para os Geordies, isso não aconteceu.

1998/99 - Manchester United/Arsenal

Naturalmente, depois de ter conquistado a Premier League por 13 vezes, o Manchester United tem um lugar de destaque neste artigo.

Na época de 98/99, o Manchester United defrontou o Arsenal pelo campeonato, depois de ter perdido para os Gunners na época anterior.

Ambas as equipas teriam sido merecedoras do título, mas, tal como nesta época, 25 anos mais tarde, o Arsenal precisou de um favor dos rivais Spurs para conquistar o título.

Embora a equipa de Arsène Wenger tenha feito o seu trabalho e vencido o Aston Villa, o favor dos Spurs nunca chegou, com os Red Devils a vencerem por 2-1 na última jornada e a garantirem o quinto título.

Esse troféu foi o primeiro do famoso triplete para os Red Devils, um feito que só se repetiu uma vez nos 25 anos seguintes.

2007/08 - Manchester United/Chelsea

O título da Premier League oscilou entre Londres e Manchester durante a década seguinte, sem que os vencedores fossem decididos na última jornada.

O United continuou a conquistar o ouro, enquanto o Arsenal e o Chelsea também entraram nessa luta.

A rivalidade entre o United e o Chelsea aumentou na temporada 07/08, quando os dois clubes disputaram o título nacional e europeu.

Os Red Devils contavam com uma incrível linha da frente formada por Carlos Tévez, Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo, enquanto os Blues contavam com o brilhantismo de Frank Lampard e Didier Drogba.

Na última jornada, o Chelsea precisava de vencer o West Brom e esperar que o United perdesse pontos contra o Wigan.

No final, o Chelsea só conseguiu empatar com os Baggies, enquanto os rivais eliminaram os Latics com facilidade.

Os Blues lutaram bravamente em ambas as frentes, mas acabaram por perder para o Manchester United - na Premier League e depois na final da Liga dos Campeões, dez dias mais tarde, graças a uma escorregadela de John Terry na marcação de uma grande penalidade.

Manchester United comemora mais um t
Manchester United comemora mais um tProfimedia

2009/10 - Chelsea/Manchester United

À semelhança dos seus vizinhos deste ano, o United estava à beira de um inédito quarto título consecutivo na última jornada da época de 2009/10.

O clube estava apenas um ponto atrás do Chelsea no final do campeonato e precisava de vencer o Stoke na última partida, enquanto torcia para que o Chelsea caísse diante do Wigan - o mesmo clube que o United derrotou para garantir o título dois anos antes.

A equipa de Sir Alex fez o seu trabalho com uma vitória retumbante por 4-0.

A resposta do Chelsea? Uma goleada de 8-0 em Stamford Bridge, garantindo o regresso do campeonato a Londres pela primeira vez desde 2006.

2011/12 - Manchester City/Manchester United

Já se sabia que ia acontecer. O Manchester City conquistou o seu primeiro título de sempre da Premier League na última jornada da época 2011/12 da forma mais dramática possível.

Apenas a diferença de golos separava o City do seu rival mais próximo, o United, à entrada para o último jogo, e a equipa vermelha de Manchester fez o seu trabalho com uma vitória fora de casa, em Sunderland.

Parecia que o título havia escapado das mãos do City, que perdia para o QPR por 2-1 a poucos minutos do fim da partida.

O empate de Edin Dzeko aos 92 minutos não teria sido suficiente, mas Sergio Aguero marcou no último remate da época, levando o Etihad ao delírio e criando o momento mais emblemático da história da Premier League.

2013/14 - Manchester City/Liverpool

Um ano antes, em 2012/13, foi a última vez que o United viu a imagem do título da Premier League, mas foi devidamente substituído pelo City desde então.

O ponto culminante da corrida ao título de 13/14 assistiu a um colapso do Liverpool - a sua primeira participação nesta lista - com a infame escorregadela de Steven Gerrard na derrota contra o Chelsea e a reviravolta do Crystal Palace após estar a perder por 3-0 para empatar 3-3 em Selhurst Park.

Com isso, os Reds precisavam de vencer o Newcastle e torcer para que o City cometesse um deslize contra o West Ham.

Os Reds mantiveram-se firmes e fizeram o seu trabalho, mas os seus rivais pelo título foram igualmente resolutos na última jornada, com ambos os clubes a conseguirem vitórias e o troféu a regressar ao Etihad.

2018/19 - Manchester City/Liverpool

A campanha de 18/19 viu as duas melhores equipas de sempre da Premier League lutarem pelo título.

Apenas um ponto separava o City e o Liverpool no final de uma época em que os dois clubes acumularam uns espantosos 195 pontos.

Na última ronda, os Reds só haviam perdido uma vez - contra a equipa de Pep Guardiola no Etihad - e o City vinha de uma sequência de 13 vitórias consecutivas.

O Liverpool precisou novamente que o rival perdesse pontos, o que não aconteceu, com a equipa de Manchester a vencer o Brighton por 1-4 fora de casa.

Mesmo com uma vitória por 2-0 sobre o Wolves, Jurgen Klopp e companhia ficaram à espera do seu primeiro título da Premier League.

2021/22 - Manchester City/Liverpool

A saga do título entre City e Liverpool continuou em 2020 - com o Liverpool a conquistar o seu primeiro título - e chegou a um final dramático em 2021/22.

Na última jornada, o cenário era familiar, com a equipa de Guardiola no comando e a de Klopp à espera de perder pontos.

O Liverpool voltou a fazer o seu trabalho - venceu o Wolves - e precisava de um favor do Aston Villa e do antigo capitão Gerrard no Etihad.

Os Villans venceram por 2-0 e parecia que finalmente os Reds iriam levar a melhor sobre os seus ferozes rivais na última jornada, mas o City fez uma reviravolta de cinco minutos e virou a corrida pelo título de cabeça para baixo.

Os golos de Ilkay Gundogan e de Rodri fizeram com que o troféu voltasse a Manchester, o segundo de uma série de três vitórias consecutivas.

Gundogan comemora mais um golo ic
Gundogan comemora mais um golo icProfimedia

2023/24 - Arsenal ou Manchester City?

O City está novamente no centro da luta pelo título à medida que se aproxima a última jornada da época 23/24.

Se vencer os Spurs, precisará apenas de igualar o resultado do Arsenal no domingo, mas se perder pontos precisará de um favor de outro lado ou de esperar que consiga gerar uma grande diferença na diferença de golos no jogo que falta.

A equipa de Guardiola é especialista em lidar com a pressão, o que poderá ser mais um emocionante final de uma excelente temporada.