Inglaterra é o primeiro ponto de paragem da nossa viagem em busca dos portugueses em maior destaque na última semana. Ao contrário do que é habitual, desta vez começamos por espreitar o Championship, equivalente à segunda divisão inglesa, para dar conta do penálti à Panenka de Cafú ao serviço do Rotherham, num jogo que teve um final impróprio para cardíacos. E péssimo para a equipa do médio português.
Ainda pelo segundo escalão, Fábio Carvalho marcou o segundo golo ao serviço do Hull City, na visita dos tigres ao terreno do Southampton (1-2), que ajudou a sua equipa a somar uma importante vitória na luta pelo acesso ao play-off de promoção à Premier League.
Já na denominada por muitos como a melhor liga do mundo, Diogo Jota teve uma tarde agridoce ao serviço do Liverpool. O avançado português assistiu Darwin para o primeiro golo do triunfo dos reds em casa do Brentford (1-4), mas saiu lesionado ainda no decorrer do primeiro tempo. Nota também para a assistência de Pedro Neto na derrota do Wolves frente ao Tottenham (1-2). São já 10 passes para golo (!) do camisola 7 dos lobos na presente temporada.
Seguimos para a Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo e Otávio fizeram uma autêntica sociedade do golo nos últimos sete dias. O Al Nassr venceu o Al Fateh (2-1), em jogo da 20.ª jornada da liga saudita, e confirmou o apuramento para os quartos da Champions Asiática, ao vencer novamente o Al Feiha (2-0), com dois golos para CR7 e outros dois de Otávio nesse período.
Ainda em território saudita, Rúben Neves assistiu Koulibaly no triunfo do Al Hilal na receção ao Al Raed (3-1) e Hernâni estreou-se ao serviço do Al Najma, da segunda divisão, com um golo no empate diante o Al Adalah (2-2). Nota ainda para a estreia vitoriosa do treinador Vítor Pereira no comando técnico do Al Shabab (0-1), com golo da estrela croata Ivan Rakitic.
Por fim, um pequeno salto até Itália, onde dois portugueses fizeram o gosto ao pé. Dany Mota contribuiu com um golo para a vitória surpreendente do Monza sobre o AC Milan (4-2), enquanto Rafael Leão marcou na vitória europeia dos rossoneri na receção ao Rennes (3-0).
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Aylton Boa Morte (Kayserispor, Turquia), Carlos Forbs (Ajax, Países Baixos), Podence (Olympiacos, Grécia), Fábio Nunes (Widzew Lodz, Polónia), Josué (Legia, Polónia), Marco Paixão (Sanliurfaspor, Turquia) e Pedro Marques (Apollon Limassol, Chipre).