A nossa viagem esta semana principia em Inglaterra. Em terras de Sua Majestade, houve espaço para vários portugueses darem o ar da sua graça nos últimos sete dias. Começamos por Manchester, onde no lado vermelho da cidade, Bruno Fernandes marcou na vitória dos red devils na visita ao Newport County (2-4), num jogo em que Diogo Dalot assistiu para a estreia a marcar do jovem inglês Kobbie Mainoo, na 4.ª ronda da FA Cup.
Na parte azul celeste, Matheus Nunes foi o único português titular na receção do Manchester City ao Burnley (3-1), na 22.ª jornada da Premier League, e assistiu Julián Álvarez para o primeiro da equipa de Pep Guardiola.
Seguimos para Liverpool. Diogo Jota continua imparável e abriu caminho para a goleada dos reds na receção ao Chelsea (4-1). São já 13 golos e três assistências para o camisola 20 na presente temporada. Ainda na cidade dos Beatles, o avançado Beto assistiu na dolorosa derrota do Everton diante o Luton Town (1-2), em Goodison Park.
Por fim, nota ainda para Pedro Neto. O camisola 7 da equipa mais portuguesa de Inglaterra marcou na vitória do Wolverhampton na deslocação ao terreno do West Bromwich (0-2), ajudando a carimbar o passaporte para a próxima ronda da FA Cup.
De Inglaterra para Espanha. Depois de um regresso não tão feliz ao Benfica, Gonçalo Guedes procura recuperar o tempo perdido em Villarreal, com os olhos postos no Europeu do próximo verão, e ao segundo jogo no submarino amarelo marcou e assistiu em pleno Olímpic Lluís Companys, frente ao Barcelona (3-5), sendo peça chave para o triunfo surpreendente da equipa de Marcelino Toral.
A nossa viagem do Olhar Português dá agora um pequeno salto a Itália, onde Dany Mota assistiu para a vitória do Monza sobre o Sassuolo (1-0), no encontro da 22.ª jornada da Serie A, antes de terminar em território francês para dar conta do golo do jovem David da Costa no regresso aos triunfos do Lens na Ligue 1, na visita ao Toulouse (0-2).
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Edi Semedo (Aris Limassol, Chipre), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bélgica), Frederico Duarte (Panetolikos, Grécia), Hélder Lopes (Hapoel Beer Sheva, Israel), Luís Gustavo (AEK Larnaca, Chipre), Mathias Pereira-Lage (Brest, França), Rodrigo Conceição (FC Zurique, Suíça), Nuno Rodrigues (Araz, Azerbaijão), Pedro Marques (Apollon Limassol, Chipre), Pedro Mendes (Ascoli, Itália), Pedro Nuno (Sebail, Azerbaijão), Rafael Lopes (AEK Larnaca, Chipre) e Renato Veiga (Basileia, Suíça).