O neerlandês admitiu interesse em seguir para Liverpool e já o fez saber aos dirigentes do Feyenoord que, segundo o próprio, já estão em negociações para a transferência.
Slot é um pouco desconhecido para os adeptos dos clubes da Premier League que, para além da Liga dos Campeões, pouco assistem ao futebol dos clubes do continente.
Talvez os britânicos e portugueses conheçam melhor o treinador de 45 anos como o homem que levou o Feyenoord à final da Liga Conferência de 2022, mas a verdade é que teve mais sucesso nos Países Baixos.
Slot deu ao Feyenoord o seu 16.º título da Eredivisie na época 2022/23 - o primeiro desde 2016/17 - e venceu a Taça dos Países Baixos no início desta época.
E tudo isso é muito bom - mas o que faz dele o homem que pode substituir Klopp no Liverpool?
Paul Winters, um dos editores do Flashscore nos Países Baixos, procurou responder a essa questão.
- O estilo de Slot pode ser traduzido para a velocidade do futebol da Premier League?
- O estilo de Slot envolve uma pressão alta, liberdade criativa e muita influência dos laterais, que trabalham de maneira semelhante à forma como (Trent) Alexander-Arnold gosta de jogar no Liverpool. O Feyenoord de Slot é conhecido por ter um motor louco. Mantêm-se ativos durante os 90 minutos e nunca deixam que nada seja obra da sorte. A pressão alta é quase uma reminiscência do estilo de jogo de Klopp, por isso penso que a perspetiva de Slot sobre o futebol se vai traduzir bem em Inglaterra - e especialmente no Liverpool.
-Depois de quase uma década de Klopp, os adeptos do Liverpool já se habituaram a muitas coisas sobre ele. Há alguma coisa sobre Slot para a qual devam estar preparados? As suas características pessoais, etc...
- Se gostam de Klopp, vão gostar de Slot. Ele é apaixonado, mas amigável. É sério, mas brincalhão. É perspicaz, mas alegre. É o pacote completo quando o ouvimos e tem uma forma calma de se dirigir aos meios de comunicação social. Respira futebol, ele próprio foi jogador antes de se reformar em 2013 e sabe o que se passa na cabeça dos seus jogadores. Os jogadores adoram-no, nunca ouvi falar de um jogador que se chateado com ele. Isso faz-me pensar que ele será capaz de dirigir uma equipa de topo, embora possa precisar de tempo para se adaptar a esta experiência e demografia.
- Sob as luzes da ribalta, tudo é diferente. Mas ele (já) esteve nas fases mais altas do futebol europeu com uma final (Liga Conferência) e um jogo (quartos de final da Liga Europa) em 2022. Como é que acha que ele vai lidar com os meios de comunicação social ingleses? Os horários televisivos e os pontapés de saída bizarros que irritaram Klopp e Pep Guardiola...
- A mudança para o futebol inglês será algo para Slot, mas ele é suficientemente maníaco por futebol para gostar desse aspeto. Não tenho a certeza se isso o afetará, mas se acontecer, acredito que ele se desenrascará.
- Parece uma questão de pouca importância, mas em que é que ele difere de Erik ten Hag? Porque é que ele está mais bem equipado para ter sucesso numa transferência para um grande clube da Premier League?
- Slot e Erik ten Hag diferem em termos de estilo de jogo. Ten Hag tinha o seu plantel completamente adaptado ao seu estilo de jogo e até utilizou táticas diferentes nas competições europeias, jogando (Dusan) Tadic como falso nove em vez de extremo esquerdo. Slot joga um futebol mais rock-'n'roll, mais direto, confia nos motores do seu plantel, nas suas capacidades criativas, e fá-los trabalhar de acordo com os seus pontos fortes. Sou fã de Ten Hag depois da sua passagem por aqui, mas sinto que Slot faria com que o Liverpool jogasse um futebol menos volátil, ao contrário de Ten Hag no Manchester United.
- Porque é que as coisas correram tão mal para Ten Hag no Man Utd, quando ele estava tão bem cotado no Ajax?
- Erik ten Hag dominava o futebol neerlandês e tinha um estilo de jogo específico no Ajax que quase aperfeiçoou com os jogadores que tinha. Tinha os seus peões em todo o campo, todos tinham uma tarefa específica e cumpriam-na. (Hakim) Ziyech tinha um papel livre, Tadic era o epicentro do ataque, (Noussair) Mazraoui era o lateral invertido, (Nicolas) Tagliafico corria para trás e para a frente pelo lado esquerdo, (Donny) van de Beek era o raumdeuter e jogadores como (Matthijs) de Ligt e (Frenkie) de Jong eram fundamentais na construção. O facto de ele ter conseguido construir isto no Ajax deve-se ao facto de, apesar de ser um grande clube, não ser o Manchester United. No United, e na Premier League em geral, todos os nossos movimentos são monitorizados. Cada jogo parece uma nova final e, se escorregarmos, vamos ouvir. A margem de erro é menor e Ten Hag não conseguiu imitar o tipo de jogo do Ajax para o United.
- Voltando ao Liverpool, que jogador acha que teria mais dificuldades com Slot?
- Slot adora o seu seis, o seu médio defensivo trabalhador. É um papel que falta um pouco no Liverpool. No Feyenoord, tem o Mats Wieffer, que foi comprado ao Excelsior em 2022 e que, desde então, se tornou num jogador forte e internacional neerlandês. Trabalha incansavelmente, tem uma excelente defesa no seu arsenal e pode ser visto como um dos poucos jogadores menos criativos da equipa de Slot. Não vejo um equivalente de Wieffer no Liverpool, pelo que alguém do meio-campo terá de se adaptar a este papel ou ceder o seu lugar a um jogador mais adequado. Não consigo identificar um jogador específico que possa ter dificuldades com Slot, mas todos os seus jogadores terão de entrar na sétima velocidade de vez em quando para lhe mostrar a ética de trabalho que ele deseja.
- Será que Slot vai trazer algum dos seus craques do Feyenoord? Ou alguém da Eredivisie? Quem seria mais adequado para uma transferência para uma equipa como a do Liverpool?
- Olhando para a Eredivisie, há apenas alguns candidatos que eu poderia ver Slot levar para Merseyside. David Hancko tem sido excelente e fez com que Marcos Senesi quase fosse esquecido em Roterdão. Um candidato óbvio é Santiago Gimenez, que tem sido um excelente avançado sob o comando de Slot. O lateral-esquerdo Quillindschy Hartman também seria um candidato, mas acabou de sofrer uma grave lesão no joelho e vai continuar no Feyenoord na próxima época. Talvez Slot gostasse de levar Wieffer com ele. Além disso, é preciso olhar para Johan Bakayoko, do PSV, depois de uma época extremamente dominante na equipa de Eindhoven.
- Acha que ele teria dificuldades em adaptar-se à vida no Reino Unido? Aqui não se vendem bitterballen-
- Acho que o Slot se vai dar bem em Inglaterra. Ele é apaixonado pelo jogo e é um homem genuinamente simpático e descontraído. Não prevejo que ele tenha problemas sem acesso fácil a bitterballen ou stroopwafels (risos). Pelo menos terá o mau tempo a que está habituado.