Tribal Football

Premier League não quer perder um lugar na Liga dos Campeões depois da má noite dos ingleses

Derrota do Manchester City frente ao Real Madrid pode afetar negativamente o coeficiente na UEFA
Derrota do Manchester City frente ao Real Madrid pode afetar negativamente o coeficiente na UEFAReuters
Os adeptos do Tottenham não devem ter simpatizado muito com o rival Arsenal, após a eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões, diante do Bayern de Munique, mas talvez não riam tanto no final da temporada.

A derrota do Arsenal por 2-3, no agregado, combinada com a derrota do Manchester City diante do Real Madrid nos penáltis, fez mais do que apenas descartar a possibilidade de um clube inglês comparecer à final de Wembley no dia 1 de junho.

Advertisement
Advertisement

Essas derrotas também deram à Bundesliga a vantagem sobre a Premier League inglesa na corrida para garantir uma vaga extra na Liga dos Campeões do ano que vem.

Até à derrota de quarta-feira, a Inglaterra estava ligeiramente atrás da Alemanha na tabela de coeficientes da UEFA - o sistema utilizado para decidir o número de lugares a que um país tem direito nas competições europeias de clubes.

Os dois primeiros países dessa tabela terão direito a cinco lugares, em vez de quatro, na Liga dos Campeões da próxima época. Com a Itália segura no primeiro lugar, a batalha entre a Alemanha e a Inglaterra estava, até quarta-feira, renhida.

O Bayern de Munique, que se juntou ao Borussia Dortmund nas meias-finais, é agora o favorito. O Dortmund superou o Atlético de Madrid num jogo emocionante na terça-feira.

A Itália está com 18,428, a Alemanha com 17,642 e a Inglaterra com 16,875, tudo isso antes dos jogos da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, nomeadamente a partida do Bayer Leverkusen contra o West Ham, da Premier League, esta quinta-feira.

A menos que o West Ham consiga uma reviravolta surpreendente no Estádio de Londres, a vantagem da Alemanha sobre a Inglaterra será ainda maior, especialmente com o Liverpool a enfrentar uma desvantagem de 0-3 contra a Atalanta.

Tudo isso tem implicações enormes na Premier League e na luta pelo quarto lugar, entre Tottenham e Aston Villa.

O topo da classifica
O topo da classificaFlashscore

A excelente vitória do Aston Villa sobre o Arsenal no último fim de semana, combinada com a goleada do Tottenham sobre o Newcastle, deixou o Villa três pontos à frente do clube do norte de Londres, que até há pouco tempo poderia ter pensado que o quinto lugar seria suficiente para se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Agora, isso parece cada vez mais improvável e, com uma sequência terrível, que inclui jogos contra Arsenal, Manchester City, Liverpool e Chelsea, as esperanças do Tottenham de jogar entre a elite da Europa na próxima temporada estão a diminuir.

O Tottenham pode acabar a torcer para que o Aston Villa vença a Liga Conferência, já que pode ser o único clube inglês na Europa na próxima sexta-feira. O Aston Villa venceu o Lille por 2-1 na primeira mão dos quartos de final.

Na Bundesliga, o Borussia Dortmund e o RB Leipzig disputam o quarto lugar, mas agora parece que ambos poderão disputar a Liga dos Campeões.

O topo da classifica
O topo da classificaFlashscore

O coeficiente da UEFA baseia-se nos resultados da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Liga Conferência, sendo que cada vitória de um clube de um país vale dois pontos e o empate um.

Os pontos de bónus são acumulados ao passar as várias fases de cada competição, sendo o total dividido pelo número de equipas desse país na Europa.