Tribal Football

Da queda da trave à final da Champions: veja a história do duelo Real Madrid x Dortmund

David Olivares
Funcionários do Real Madrid reparando a trave em 1998
Funcionários do Real Madrid reparando a trave em 1998AFP
Real Madrid e Borussia Dortmund se enfrentam na final da Champions League neste sábado (1º), em Wembley. Será a primeira vez que ambos duelam em uma decisão, mas as duas equipes protagonizaram grandes jogos na história do confronto.

No total, Real e Dortmund se enfrentaram 14 vezes – todas pela Liga dos Campeões –, com 6 vitórias para os espanhóis, 5 empates e 3 vitórias para os alemães.

Advertisement
Advertisement

Siga Real Madrid x Borussia em tempo real com narração

Confira abaixo as curiosidades e os jogos clássicos do duelo.

Quando o gol desabou

O primeiro encontro foi na temporada 1997/98, pela semi da Liga dos Campeões. O Real Madrid tentava seu sétimo título depois de uma seca de 32 anos. O jogo de ida, disputado no Bernabéu, entrou para a história, e não apenas por causa do resultado.

Poucos minutos antes do pontapé inicial, o gol no lado sul desabou. Uma queda de um grupo de torcedores na área fez com que os cabos que mantinham as traves no lugar fossem arrastados, e elas caíram. O clube teve de tomar medidas improvisadas para permitir o prosseguimento da partida.

Um funcionário merengue, Agustín Herrerín, foi até o CT da Ciudad Deportiva de motocicleta e achou um novo gol, que foi transferido para o Bernabéu. A partida foi retomada uma hora e meia depois.

Com a nova trave, o Real Madrid venceu por 2 a 0, com gols de Morientes e Karembeu. O jogo de volta no Westfalenstadion terminou sem gols, e os blancos acabaram conquistando a taça em Amsterdã contra a Juventus.

Mais tarde, eles se enfrentariam em 2002/03 na fase de grupos da Champions: 2 a 1 para o Real em Madri e 1 a 1 em Dortmund. Depois disso, ficaram uma década sem se cruzar na Europa.

Show de Lewa

Em 2012/13, Real Madrid e Borussia Dortmund se enfrentaram quatro vezes. Na fase de grupos, 2 a 1 para o Dortmund na Alemanha e 2 a 2 na Espanha. Depois vieram as semifinais.

O Borussia goleou o Madrid (4 a 1) em uma partida que ficou marcada pelos quatro gols de Robert Lewandowski.

TFlashscore

Na volta, o time de Mourinho fez um ótimo jogo no Bernabéu, mas faltou um gol para conseguir reverter o placar.

O Dortmund perderia a final em Wembley para o Bayern na sequência.

Xabi Alonso e Mkhitaryan em Real Madrid x Dortmund em 2014
Xabi Alonso e Mkhitaryan em Real Madrid x Dortmund em 2014AFP

No caminho para La Décima

A última vez que as duas equipes se encontraram na fase de mata-mata foi em 2013/14. Foram as quartas de final de uma temporada que terminou com o décimo título madridista na final contra o rival Atlético de Madrid.

O Real goleou o Dortmund no Bernabéu com gols de Bale, Isco e Cristiano Ronaldo. No Inferno Amarelo, o Dortmund marcou duas vezes com Marco Reus e ficou a um gol de levar o jogo para a prorrogação.

Os últimos quatro confrontos foram na fase de grupos. Em 2016/17, houve empate em 2 a 2 nos dois jogos; em 2017/18, vitória dupla para os blancos: 3 a 1 em Dortmund e 3 a 2 no Bernabéu.

O Real está em busca de sua 15ª taça da Champions, enquanto o Borussia tenta seu segundo título.