O gesto de Raphinha, que é natural de Porto Alegre, foi enquadrado no artigo 96 do Código Disciplinar espanhol. O árbitro Cuadra Fernández registrou o incidente na súmula e ainda puniu o jogador brasileiro com um cartão amarelo.
Confira a classificação de LaLiga no Flashscore
O Código de Disciplina espanhol determina que "o jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outro motivo derivado das vicissitudes do jogo, levante a camisa e exiba qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será sancionado, como autor de infração grave, com multa até 3.000 euros e repreensão, sendo esta registada pelo árbitro no relatório de arbitragem".
Além de Raphinha, o Barcelona foi multado em 350 euros (R$ 1,9 mil). O gol do atacante brasileiro foi marcado em cobrança de pênalti.
Veja detalhes de Barcelona 2 x 0 Real Sociedad
Em sua camisa, além da bandeira do Rio Grande do Sul, estava a mensagem "Ore pelo RS".
De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, já são 148 vítimas fatais dos temporais e enchentes. O número de desaparecidos é de 124, e 806 pessoas estão feridas.