Tribal Football

Euro-2024: Seleção alemã visitou a força especial da Polícia

Anton Latuska/SID
Thomas Müller na visita à polícia
Thomas Müller na visita à políciaAFP
Julian Nagelsmann deixou para os especialistas a tarefa de liderar a sessão de treino especial com um taskforce especial - mas o selecionador nacional deu uma instrução clara às suas estrelas. "Comunicar na perfeição, protegerem-se mutuamente, apoiarem-se mutuamente mesmo em situações complicadas, quando as coisas não correm tão bem, manterem sempre a cabeça fria, encontrarem soluções", formulou Nagelsmann.

Ao contrário de Nagelsmann e da sua equipa técnica, os três jogadores internacionais do bicampeão Bayer Leverkusen e os cinco profissionais do vice-campeão Estugarda ouviram as interessantes explicações na quinta-feira, apesar de já terem implementado as directrizes de forma exemplar na época passada. Querem e devem aplicar a sua receita de sucesso e a sua mentalidade vencedora num Campeonato da Europa bem sucedido em casa.

Advertisement
Advertisement

"Estamos ansiosos por mais um título", disse Robert Andrich após o primeiro treino no Lindenstadion, em Blankenhain. O seu companheiro de equipa Jonathan Tah concordou. O defesa-central enfatizou que os sucessos"definitivamente lhes deram um vento de popa" e que eles estavam "cheios de energia positiva", acrescentando de forma combativa: "Temos muita confiança e estamos simplesmente prontos para isso".

Os bons desempenhos também fizeram crescer o peito da equipa de Estugarda. "Acho que os blocos de Leverkusen e Estugaarda são os mais fortes", disse o avançado Deniz Undav. O guarda-redes Alexander Nübel quer apenas "trazer a alegria" depois do surpreendente segundo lugar.

Jogadores vencedores são bem-vindos

Nagelsmann pôde treinar com um grupo maior graças aos recém-chegados do Leverkusen na sede da equipa, na quinta-feira. No entanto, os quatro finalistas da Liga dos Campeões em torno de Toni Kroos, bem como o guarda-redes Marc-Andre ter Stegen, ainda não estão presentes até ao início da próxima semana. Nagelsmann está tranquilo. Afinal, "é sempre melhor quando os jogadores chegam à seleção nacional com sucessos".

A quinta-feira já foi marcada pela visita da força especial da polícia. "Os rapazes já têm o que é preciso", disse Andrich, agradecido. "Espero poder aprender muito lá, porque se trata de comportamento em grupo em situações de stress", explicou Thomas Müller. Trata-se de "ver os comportamentos que realmente funcionam e aprender uma ou duas coisas a nível factual".

O programa foi proposto pelo psicólogo de longa data da equipa, Hans-Dieter Hermann. "Uma boa ideia", disse Nagelsmann, com a qual os seus jogadores "podem aprender muito".

O curto período de treinos em Weimarer Land termina na sexta-feira. O plantel da Alemanha viajará de comboio para Herzogenaurach, onde será realizada uma pequena receção à noite. A coisa começa a ficar séria na segunda-feira, com o jogo particular contra a Ucrânia, em Nuremberga. Nessa altura, não só os jogadores do Leverkusen e do Estugarda poderão mostrar o que aprenderam durante o treino especial da força especial.

Mentions