Tribal Football

Euro-2024: Portugal com dois triunfos com a Finlândia após o pesadelo do Bessa

LUSA
Nuno Mendes integra grupo de Roberto Martinez
Nuno Mendes integra grupo de Roberto MartinezLUSA
Portugal volta a receber a Finlândia num particular, agora de preparação para a fase final do Euro-2024, um adversário que já chegou a golear em solo luso, mas que foi mais simpático nos recentes confrontos.

Acompanhe as incidências da partida

Depois dos amigáveis em 2011, que acabou num triunfo por 2-0, e em 2009, que a seleção nacional venceu por 1-0, Portugal volta a receber a Finlândia, desta vez no primeiro teste na preparação para o próximo Europeu, que vai decorrer de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha.

Advertisement
Advertisement

Os dois últimos resultados até foram favoráveis para o lado luso, e o próprio historial - com cinco vitórias, quatro empates e apenas um desaire em 10 duelos - também assim o indica, mas a Finlândia protagonizou uma das maiores derrotas caseiras da equipa portuguesa nas últimas décadas, quando, em 2002, também num particular, foi ao Bessa vencer por 4-1.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Os escandinavos, embora de forma indireta, entram também num episódio caricato da Seleção Nacional, quando, na era Luíz Felipe Scolari, o treinador brasileiro questionou “E o burro sou eu? O ruim sou eu?”, após ter qualificado Portugal para a fase final do Euro 2008 com um nulo perante os finlandeses, no Estádio do Dragão.

Esse foi mesmo o último duelo, em 2007, entre Portugal e Finlândia em jogos oficiais, seguindo-se dois particulares em solo luso, com Cristiano Ronaldo a dar a vitória em 2009, no Algarve, e Rúben Micael a bisar, em 2011, em Aveiro.

Na preparação para a participação no Mundial 2002, na Coreia do Sul e Japão, Portugal foi goleado em casa pela Finlândia, por 4-1, saindo, a equipa comandada por António Oliveira, debaixo de um enorme coro de assobios do Estádio do Bessa, no Porto.

Comandada pelo experiente Jari Litmanen, autor de dois golos, a Finlândia foi claramente superior a Portugal, com Kolkka e Forssell a marcarem os dois outros tentos nórdicos, enquanto Sérgio Conceição minimizou os números da derrota, num encontro em que Simão Sabrosa se lesionou com gravidade num joelho, falhando o Campeonato do Mundo.

Acompanhe os pr
Acompanhe os prFlashscore

O primeiro encontro entre as duas seleções realizou-se em 22 de setembro de 1982, na qualificação para o Europeu de 1984, com Portugal a vencer em Helsínquia, por 2-0, com golos de Nené e António Oliveira.

No ano seguinte, surgiu a maior goleada lusa frente à Finlândia (5-0), com Jordão, Carlos Manuel, Ikalainen, na própria baliza, José Luís e Oliveira a marcarem os cinco golos portugueses no Estádio José Alvalade.