No entanto, nos jogos particulares com França (2-0) e Países Baixos (2-1), em março, Kroos e Gündogan estiveram no mesmo onze. O médio do Barcelona assumiu um papel um pouco mais ofensivo. Mas mesmo que o capitão da Alemanha tenha tido de ir para o banco, Matthäus não vê isso como um problema. "Acredito que Gündogan é experiente e inteligente o suficiente para aceitar a situação", disse o campeão mundial de 1990.
Matthäus tem grandes esperanças para a Alemanha no torneio em casa (14 de junho a 14 de julho). "Para mim, França, a vice-campeã Inglaterra e a Alemanha estão entre as favoritas. Atrás deles estão a Croácia, a Bélgica, a Espanha, Portugal e a atual campeã Itália", afirmou o antigo internacional alemão de 63 anos.
O campeão europeu de 1980 tem grandes esperanças nos "talentos do século" Jamal Musiala e Florian Wirtz. "Eles têm uma qualidade extra, uma técnica excecional e uma grande compreensão do jogo. É um prazer ver como eles jogam melhor que os adversários. Não temos um problema de qualidade, estes dois são um presente de luxo para o futebol alemão", disse Matthäus.