Tribal Football

Relembre como foram os últimos jogos de abertura da Eurocopa

Anthony Paphitis
Dimitri Payet celebra gol da vitória da França na abertura da Euro 2016
Dimitri Payet celebra gol da vitória da França na abertura da Euro 2016Profimedia
A contagem regressiva para a Eurocopa de 2024 está quase terminando. A Alemanha está pronta para receber alguns dos melhores do continente. A seleção anfitriã buscará uma vitória diante da Escócia no jogo de abertura da competição em Munique, na sexta-feira (14).

Mas a estreia tem sido muitas vezes complicada para as nações da casa, com muitos estraga-prazeres nas últimas edições.

Advertisement
Advertisement

Veja a tabela completa da Euro 2024

O Flashscore recapitula os jogos de abertura das últimas cinco Eurocopas para ver como cada anfitrião se saiu.

Alemanha e EscFlashscore

Euro 2004 - Portugal 1x2 Grécia

Uma das maiores zebras de todos os tempos aconteceu na Euro 2004, quando o anfitrião Portugal perdeu para a Grécia, tanto no jogo de abertura quanto na final.

Os gregos abriram o placar no início do jogo no Porto e, depois, Angelos Basinas colocou o segundo no placar. Cristiano Ronaldo, então com 19 anos, converteu um pênalti no final para fazer o de honra. A Grécia repetiu a vitória em Lisboa para vencer a final por 1 a 0, o que deixou jovem CR7 em lágrimas no gramado.

Euro 2008 - Suíça 0x1 República Tcheca

A Euro 2008 foi sediada conjuntamente pela Áustria e pela Suíça, sendo que a última foi escolhida para abrir o torneio. Mas os suíços começaram com o pé esquerdo, perdendo para a República Tcheca por 1 a 0, com gol de Vaclav Sverkos.

A Suíça e a Áustria não conseguiram avançar ao mata-mata e caíram na fase de grupos, enquanto a Espanha levantou o troféu em Viena com uma vitória de 1 a 0 sobre a Alemanha.

Euro 2012 - Polônia 1x1 Grécia

A Polônia e a Ucrânia, ambas anfitriãs pela primeira vez, disputaram a Euro 2012 em dois torneios consecutivos. 

A Polônia abriu a competição em Varsóvia com um empate agitado de 1 a 1 contra a Grécia, em que ambas as equipes tiveram um jogador expulso. Robert Lewandowski abriu o placar de cabeça no primeiro tempo e Dimitris Salpingidis empatou no segundo.

A Espanha foi novamente campeã ao golear a Itália por 4 a 0 na final em Kiev, tornando-se a primeira nação a conquistar o bicampeonato consecutivo.

Euro 2016 - França 2x1 Romênia

A França foi a anfitriã da Euro 2016, e sua brilhante equipe lutou até o fim para uma vitória na partida de abertura, contra a Romênia.

Olivier Giroud abriu o placar com uma cabeçada, antes que um pênalti de Bogdan Stancu empatasse a partida. A partida estava se encaminhando para um empate em Paris, mas Dimitri Payet fez um gol maravilhoso aos 44 minutos do segundo tempo para dar aos donos da casa a vitória por 2 a 1.

A França chegou à final, mas foi derrotada na prorrogação por Portugal, por 1 a 0.

Euro 2020 - Turquia 0x3 Itália

A Euro 2020 representou o 60º aniversário da Eurocopa, comemorado com 11 anfitriões em 11 cidades diferentes. No entanto, a pandemia da COVID-19 afetou a operação do torneio, adiando-o em um ano, para 2021, com público bastante reduzido.

Esse foi o caso do Estádio Olímpico de Roma, que sediou a partida de abertura com a vitória confortável da Itália por 3 a 0 sobre a Turquia. Os italianos foram até o fim para conquistar o troféu, derrotando a Inglaterra nos pênaltis em Wembley após o empate em 1 a 1.