Embora a Bélgica tenha convocado sua equipe para o torneio na Alemanha, ela tem até 7 de junho para fazer alterações. A presença de Courtois pelo Real Madrid na final da Champions, quando seu time derrotou o Borussia Dortmund, em Wembley, levantou novamente dúvidas sobre uma convocação tardia do goleiro.
O jogador deixou a equipe belga há um ano por causa de uma disputa pela faixa de capitão com o técnico Domenico Tedesco. Dois meses depois, ele sofreu uma grave lesão no joelho, que o manteve afastado até o mês passado, quando retornou ao Real.
Desde então, a inimizade entre o técnico e o goleiro tem se acirrado, com Courtois acusando Tedesco de quebra de confiança e o técnico passando o último ano desviando de perguntas persistentes sobre a briga.
Siga a Euro pelo Flashscore
Mas Vercauteren disse, em uma coletiva de imprensa, que não haveria nenhuma convocação tardia para o jogador de 32 anos, regularmente aclamado como “o melhor goleiro do mundo”. A Bélgica faz sua primeira partida na Euro no dia 17 de junho contra a Eslováquia. Romênia e Ucrânia são os outros adversários da primeira fase.
“Infelizmente, jogaremos a Euro sem ele. Portanto, agora não precisamos mais nos concentrar nisso. O trabalho da federação é resolver os problemas. Isso é absolutamente necessário.
“Nunca duvidamos de suas qualidades ou de que ele não estaria em forma. Portanto, precisamos parar com isso agora. Foram dados sinais que devemos respeitar", acrescentou Vercauteren.
Final é diferente de Euro
Ao nomear sua equipe na semana passada, Tedesco disse: “Courtois foi honesto, foi claro e foi muito precoce na maneira como comunicou que não queria jogar na Eurocopa.
“Ele conhece melhor seu corpo. É diferente jogar a cada três ou quatro dias em um torneio como a Eurocopa. A última informação que levamos em consideração foi que ele não está pronto para a Eurocopa, Então, planejamos com os jogadores que estão aptos a jogar", disse o técnico ao nomear o elenco há cinco dias.
O pai de Courtois, Thierry, disse à televisão belga, após a final de sábado, que seu filho estava esperando uma reaproximação. “Espero que o problema possa ser resolvido”, disse ele em Londres.