Tribal Football

Lamine Yamal pode quebrar sequência de recordes na Eurocopa

AFP
Lamine Yamal pode quebrar recordes na edição de 2024 da Euro
Lamine Yamal pode quebrar recordes na edição de 2024 da EuroAFP
Quando Fernando Torres marcou o gol do título na Euro 2008 em Viena, Lamine Yamal ainda não tinha completado um ano de idade. Mas, 16 anos depois, o furacão do Barcelona quebrará recordes de precocidade na Alemanha.

Yamal, que completará 17 anos na véspera da final da Euro 2024 (marcada para 14 de julho), já é o estreante e goleador mais jovem da história da La Roja, tendo marcado em sua primeira partida internacional contra a Geórgia em 8 de setembro de 2023 durante as Eliminatórias para a Euro.

Advertisement
Advertisement

Na Alemanha, Yamal jogará pela primeira vez em uma grande competição com a equipe nacional, uma oportunidade que abre as portas para novas marcas para a Roja e para o Campeonato Europeu.

Confira a tabela completa da Euro

A primeira delas pode vir neste sábado (15), na estreia da Espanha no torneio contra a Croácia.

Se tiver minutos de jogo, Yamal se tornará o jogador espanhol mais jovem a disputar uma edição de Euro, um recorde até agora mantido por outro dos jovens da equipe de Luis de la Fuente.

Pedri, eleito o Melhor Jogador Jovem da Euro de 2021, tinha 18 anos e 201 dias de idade na primeira partida da Roja contra a Suécia naquela edição. Quando a bola for chutada no sábado no Estádio Olímpico de Berlim, Yamal terá 16 anos e 338 dias de idade.

N
NFlashscore

Ele joga e se diverte

"Para Lamine, há poucos conselhos a dar, acho que em campo ele não pensa muito sobre a pressão de jogar uma Euro ou jogar em um grande torneio. Ele joga e se diverte", disse Pedri esta semana sobre seu companheiro de Barça e na seleção nacional.

Também em 2021, o polonês Kacper Kozlowski se tornou o jogador mais jovem a participar de uma Euro, em uma partida contra a Espanha, com 17 anos e 256 dias.

Além dos recordes de participação, a proeza de artilheiro do adolescente pode fazer com que ele supere um recorde estabelecido há 20 anos pelo suíço Johan Vonlanthen, até agora o mais jovem artilheiro de uma Euro, quando marcou em 2004 durante a derrota da seleção suíça para a França por 3 a 1.

Vonlanthen tinha mais de 18 anos na época, enquanto Cesc Fabregas, o mais jovem artilheiro da Espanha em um Campeonato Europeu, tinha mais de 21 anos quando marcou na fase de grupos de 2008 contra a Rússia.

A convocação para a Espanha oferece a Yamal a chance de continuar a devorar recordes em nível internacional no mesmo ritmo que faz em nível de clube, depois de estrear no Barça em abril de 2023, aos 15 anos de idade, o mais jovem estreante em La Liga.

Recordes, deveres de casa e trabalhos escolares 

Além disso, Yamal fez sua estreia como goleador em outubro de 2023 contra o Granada, tornando-se o artilheiro mais jovem da história do campeonato.

Na Liga dos Campeões, ele também se tornou o jogador mais jovem a jogar em uma fase eliminatória e, posteriormente, a chegar às quartas de final, algo que ele poderia replicar com La Roja.

Se a Espanha passar da fase de grupos na Alemanha, Yamal terá a chance de quebrar o recorde de Jude Bellingham, estabelecido em 2021, como o jogador mais jovem a jogar em uma fase eliminatória de Euro. 

Além disso, chegar à final do torneio seria o melhor presente de aniversário para Yamal, que completa 17 anos no dia anterior.

Se a equipe de Luis de la Fuente for até o fim, o atacante ameaçará um recorde que existe desde 1968, quando o italiano Pietro Anastasi, que tinha 20 anos, tornou-se o mais jovem artilheiro de uma final, marcando um dos dois gols que deram o título à Itália contra a Iugoslávia.

Alguns marcos do futebol não poupam o adolescente de outras tarefas mais condizentes com sua idade.

"Faço meu dever de casa on-line e tenho de enviá-lo ao professor", confessou o "aluno" Yamal com um sorriso à televisão AS, cuja grande tarefa agora é deixar sua marca nesta Euro.