O jogo marcou o retorno do Grêmio aos gramados. As enchentes que assolam o Rio Grande do Sul fizeram o Tricolor ficar sem atuar por um mês, sendo obrigado a ter menos partidas que os adversários do Brasileirão e Libertadores. Na Copa do Brasil, o duelo de volta da 3ª fase, contra o Operário-PR, também segue pendente.
Apesar da partida desta quarta ter sido pela última rodada, o Grêmio ainda tem mais dois jogos a fazer pela Libertadores. O time do técnico Renato Portaluppi chegou aos seis pontos, podendo alcançar a liderança em caso de vitórias nas rodadas restantes.
O Grêmio ocupa a terceira posição do Grupo C, atrás do líder The Strongest (10 pontos) e do Huachipato-CHI, que chegou aos 8 pontos após vencer o lanterna Estudiantes-ARG. Os argentinos têm apenas quatro pontos e podem chegar, ao máximo, à terceira posição.
Quem terminar na terceira posição, disputa um playoff contra um dos segundos colocados da fase de grupos da Sul-Americana, podendo garantir presença nas oitavas de final do segundo torneio mais importante do continente.
O Grêmio volta a jogar no final de semana. No sábado (1°), recebe o Red Bull Bragantino pela 7ª rodada do Brasileirão. Pela Libertadores, os jogos restantes serão contra Huachipato, fora de casa, no dia 4 e contra Estudiantes, novamente no Couto Pereira, no dia 8.
Confira a tabela completa da Libertadores
Trabalho para furar defesa boliviana
Apesar de jogar fora de casa, o The Strongest ameaçou os donos da casa nos instantes iniciais. O Grêmio logo tratou de dominar as ações. Depois do goleiro Viscarra salvar o time boliviano, ele pouco pôde fazer quando Diego Costa fez as vezes de um ponta direita.
Depois de ir na linha de fundo, o centroavante levou a melhor sobre a marcação para fazer um cruzamento certeiro para Soteldo. De bate-pronto, o venezuelano chutou pro chão, com o quique da bola dificultando a defesa do goleiro adversário, abrindo o placar.
Veja os detalhes de Grêmio x The Strongest
O Grêmio não teve tranquilidade na sua tentativa de aumentar o placar ainda no primeiro tempo, indo para o vestiário com a vantagem mínima.
Sem dar chance pro azar
A diferença gremista foi dobrar logo no começo da etapa final, aos 5 minutos, com João Pedro. Ele arriscou de fora da área e foi feliz no chute de canhota para deixar o Grêmio perto dos três pontos.
Com a vitória encaminhada, o Grêmio teve seus méritos para controlar o resultado e matar o jogo. Aos 22 minutos, Galdino roubou bola no meio de campo e arrancou até a área boliviana, batendo cruzado para decretar a vitória brasileira.
Portaluppi aproveitou a confortável vantagem para rodar o elenco, uma vez que seu time terá três jogos nos próximos 10 dias. Gustavo Nunes usou da mesma tática de João Pedro para fazer o seu, aos 44 minutos, em chute de fora. As chances desperdiçadas impediram que o Grêmio terminasse o jogo com um placar ainda mais elástico.