Artur Jorge substitui Tiago Nunes, demitido no dia 22 de fevereiro, um dia após o empate em 1 a 1 com o Aurora, pela "Pré-Libertadores". Desde então, o Glorioso vinha sendo comandado pelo interino Fábio Matias, que levou o time à fase de grupos da Copa Libertadores, além do bicampeonato simbólico da Taça Rio.
O treinador desembarcou no Rio de Janeiro na última quarta-feira (3), quando assistiu a partida dos seus novos comandados pela Libertadores, na derrota de 3 a 1 para o Junior Barranquilla-COL. Ele chegou acompanhado dos assistentes Franclim Carvalho e João Cardoso, do analista de desempenho André Cunha e do preparador físico Tiago Lopes.
Seu primeiro treino aconteceu nesta sexta-feira (5). O contrato é válido até dezembro de 2025, com sua data da coletiva de apresentação ainda sendo indefinida.
Com Artur Jorge, o Botafogo retoma a sequência de técnicos portugueses na equipe. Luís Castro acabou deixando o clube rumo ao Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, enquanto Bruno Lage não resistiu aos péssimos resultados da temporada passada.
Bom trabalho credenciou treinador
Nesta temporada, o Braga está nas primeiras posições da Liga Portuguesa, ocupando o quarto lugar, com 56 pontos, dois a menos que o Porto, atual terceiro colocado.
Pelo Braga, Artur Jorge fez história, levando o clube ao seu melhor resultado na temporada 2022/2023 (3ª colocação).
Na oportunidade, o clube português teve seu maior número de vitórias, pontos e gols na história do campeonato, assegurando vaga na Liga dos Campeões. Em janeiro deste ano, Artur Jorge levou o Braga ao título da Taça da Liga de Portugal.
Os Guerreiros do Minho terminaram, na atual temporada, na 3ª colocação do seu grupo na Champions, atrás de Real Madrid e Napoli, antes de cair, na fase de playoffs da Liga Europa, para o Qarabag.
Contratação demorou a ser confirmada
Existia um certo temor de que o negócio não fosse concretizado, especialmente porque o Braga vinha encontrando dificuldades para encontrar um substituto para Artur Jorge.
Todavia, John Textor, presidente da SAF do Botafogo, garantiu que o acordo estava alinhado, com o próprio comandante destacando que a vitória sobre o Portimonense por 5 a 3 nesta segunda-feira (1) havia sido, possivelmente, a sua última pelo clube.
Artur passou pelo próprio Braga no início da carreira, entre 2010 e 2013, mas comandou o sub-19 e o time B. Após trabalhos no Tirsense e no Limianos, das divisões inferiores de Portugal, o treinador voltou ao Braga em 2017. Ele subiu degrau a degrau nas categorias de base até assumir a equipe principal, em 2022.