O venezuelano Salomón Rondón (2) e Emilio Rodríguez marcaram os gols dos “Tuzos” na final de jogo único.
“O Pachuca me deu a oportunidade de me consagrar e sou campeão da Concacaf, estou muito feliz”, disse Rondón ao final da partida. “Também sou o artilheiro do torneio (nove gols), mas é um mérito de toda a equipe”, acrescentou o atacante venezuelano de 34 anos, que foi reconhecido como o Jogador Mais Valioso do torneio.
Com isso, o Pachuca se tornou campeão da CONCACAF pela sexta vez, depois de ter vencido em 2002, 2007, 2008, 2010 e 2017.
Confira a tabela completa da Copa dos Campeões da Concacaf
O Pachuca também se tornou o quarto time da CONCACAF a se classificar para o Mundial de Clubes da FIFA 2025, juntamente com o Monterrey e o León, ambos do México, e o Seattle Sounders, dos Estados Unidos.
O técnico Guillermo Almada, do Pachuca, comemorou a passagem para o próximo Mundial de Clubes, que será disputado em formato expandido para 32 equipes.
“Jogar o Mundial é um dos maiores objetivos que qualquer jogador de futebol ou técnico pode ter. Estaremos representando o México e tentaremos fazer isso com dignidade", disse Almada em coletiva de imprensa.
Veja os detalhes de Pachuca x Columbus Crew
Além disso, no final de 2024, os “Tuzos” participarão da renovada Copa Intercontinental da FIFA, com os vencedores das sete confederações continentais.
Imprevisto deixou missão de Columbus mais complicada
Após a derrota, o técnico do Columbus Crew, Wilfried Nancy, reconheceu a superioridade do Pachuca e lamentou a falta de força de sua equipe na coletiva de imprensa.
“Uma vitória por 3 a 0 é uma vitória por 3 a 0. Tivemos muitas chances de marcar um gol, mas não fomos claros", disse Nancy.
Nancy revelou que sua equipe foi afetada por problemas gastrointestinais antes da final. “Meus jogadores deram tudo de si mesmo quando estavam doentes. Toda a equipe estava com diarreia desde ontem, inclusive a comissão técnica.”