Ricken considera-se "absolutamente pronto" 15 dias depois de assumir o cargo.
Depois do pedido de informação do diretor do clube, Hans-Joachim Watzke, "não precisou de uma noite para dormir sobre o assunto".
"Como natural de Dortmund, esta é uma honra especial para mim. O meu pai jogou com a lenda do nosso clube, Hoppy Kurrat, na sua juventude, e eu estive pela primeira vez na bancada sul com cinco anos de idade", lembrou.
Mas é claro que isso não é suficiente para se tornar Diretor Geral de Desporto, disse o dirigente de 47 anos, que há muito tempo dirige o centro de formação de jovens do Borussia Dortmund com grande sucesso. Sob a sua liderança, a comunicação e a confiança devem estar no centro das atenções.
"Entendo que a liderança moderna significa tornar os outros fortes. Assim, teremos o maior sucesso possível", explicou.
Watzke falou no Signal Iduna Park sobre "perfis de requisitos e vários cenários - mas uma discussão final só foi realizada com Lars. Conhecemo-nos desde sempre, o Lars conseguiu coisas extraordinárias durante 16 anos, no desenvolvimento dos jogadores, mas também com os muitos títulos no sector juvenil".
Ricken assumiu a direção desportiva do clube, que se reformará em 2025. O ex-profissional é mais recordado pelos adeptos pelo seu golo de sonho na final da Liga dos Campeões de 1997, em Munique, contra a Juventus (3-1).
Ricken marcou o golo final com o seu primeiro toque na bola 16 segundos depois de ter entrado em campo. Em 2013, fez parte do lendário programa de apoio em Wembley antes da derrota final contra o Bayern de Munique (1-2). O Borussia Dortmund regressa a Londres a 1 de junho.