Essa foi a maior goleada já sofrida pelo Vasco no clássico contra o Flamengo em Brasileiros e o maior placar construído pelo time rubro-negro na história dos duelos com o rival.
Antes, a maior goleada do Flamengo sobre o Vasco havia acontecido em 1943, um 6 a 2 em General Severiano. Oitenta e um anos depois, a história foi reescrita.
Essa foi a quinta derrota do Vasco na Série A. Uma estreia dolorosa para o técnico português Álvaro Pacheco à frente do Gigante da Colina.
Confira a classificação da Série A do Brasileirão no Flashscore
Pacheco estava anteriormente no Vitória de Guimarães, clube que finalizou a última edição da Liga Portuguesa na quinta posição. Pela primeira amostragem, o treinador percebeu que terá muito trabalho. O Vasco é o 13º colocado na tabela do Brasileirão, com apenas seis pontos conquistados.
O Flamengo, por sua vez, chegou aos 14 pontos e assumiu a liderança da Série A do Brasileirão. O time comandado por Tite contou com a derrota do Athletico-PR frente ao Fortaleza por 1 a 0, também neste domingo (1).
Veja detalhes de Vasco 1 x 6 Flamengo
Essa foi a quinta vitória seguida do Flamengo em todas as competições e o terceiro jogo sem derrotas na Série A.
Invencibilidade mantida
O Flamengo ainda ampliou sua sequência invicta sobre o Vasco em Campeonatos Brasileiros. O Rubro-Negro não perde o Clássico dos Milhões torneio nacional há nove anos. Com a partida deste domingo, foram ao todo 11 duelos, com 7 vitórias do Flamengo e quatro empates.
Parecia que seria o dia
Quando Vegetti acertou um belo chute de voleio para abrir o placar no Maracanã, o torcedor do Vasco mostrou-se confiante que a chegada de Álvaro Pacheco traria um novo suspiro ao oscilante Gigante da Colina.
Mas a partida foi se desenrolando e o time começou a retrair-se, chamando o rival para o seu campo. Os erros conhecidos voltaram a ser uma constante e o Flamengo, letal como sempre, gostou do jogo.
Mas o Flamengo disse não
O perigo confirmou-se. Em 15 minutos, o Rubro-Negro virou o jogo para cima do Vasco, marcando três impiedosos gols. Começou com o desfile de Everton Cebolinha, um dos destaques da partida, empatando aos 27.
Depois, o próprio Cebolinha lançou Pedro, que antecipou-se à marcação de cinco vascaínos e mandou para o fundo das redes de Léo Jardim, aos 32.
Everton chegou à sua segunda assistência na partida ao servir David Luiz, aos 42 minutos. Foi apenas o terceiro gol do zagueiro com a camisa do Flamengo. Um em 2022, outro em 2023 e um neste ano.
E virou passeio
Próximo ao fim do primeiro tempo, João Victor, do Vasco, foi expulso de campo após revisão do VAR. Um lance totalmente imprudente e que comprovou a completa desorganização do time de Álvaro Pacheco.
No segundo tempo, o Flamengo seguiu passeando. Léo Jardim evitou que a situação desandasse de vez. Ele só não conseguiu parar Arrascaeta que, após belo tapa de Pedro, superou a marcação de Léo Pelé para fazer o quarto. O uruguaio não marcava há três meses com a camisa rubro-negra, seu maior jejum no clube.
Bruno Henrique, que entrou no segundo tempo, fez o quinto. E ainda deu tempo para Gabriel Barbosa fechar o placar, fazendo o sexto.
Um gol que abranda a relação estremecida entre o novo número 99 e a torcida após a polêmica foto com a camisa do Corinthians. Gabigol não fazia um gol desde o 3 a 0 sobre o Volta Redonda, no dia 10 de fevereiro de 2024, pela 3ª rodada do Carioca.
Próximos jogos
As duas equipes só voltam a campo no próximo dia 13 de junho, quinta-feira. O Flamengo recebe o Grêmio, no Maracanã, às 20h. Enquanto o Vasco joga fora de casa contra o Palmeiras, às 21h30. Ambos os jogos serão pela oitava rodada da Série A do Brasileirão.