Acompanhe as incidências da partida
O 21.º duelo entre os dois países, 11.º em solo luso, marca o arranque do caminho da seleção nacional até à Alemanha, onde vai decorrer o Europeu, entre 14 de junho e 14 de julho, com experiências esperadas e ausências já confirmadas.
O capitão Cristiano Ronaldo é baixa, assim como Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix, todos com autorização para se apresentarem apenas no arranque dos trabalhos para o segundo particular de março, que será em 26, na Eslovénia.
Todos estes oitos jogadores tiveram grande importância durante a fase de qualificação para o Euro 2024 e dificilmente irão falhar a lista final de 20 de maio.
Isto promete proporcionar a primeira internacionalização AA aos estreantes Francisco Conceição, Jota Silva e Dany Mota, este último chamado à última hora, mas também com outros nomes como João Mário, do FC Porto, Diogo Leite, Nelson Semedo, Bruma e Matheus Nunes a terem ainda possibilidade de convencer o selecionador nacional que merecem estar na Alemanha.
O jogo pode ser ainda mais especial para Jota Silva, a grande surpresa desta convocatória, já que o avançado de 24 anos, que leva 13 golos e sete assistências em todas as provas em 2023/24, atua precisamente no Vitória SC.
Enquanto Portugal prepara o Euro 2024, a Suécia, que falhou a qualificação, inicia uma nova era sob o comando do técnico dinamarquês e antigo avançado Jon Dahl Tomasson, o primeiro estrangeiro a liderar esta seleção nórdica.
O técnico de 47 anos, campeão por duas vezes na Suécia ao serviço do Malmö, vai mesmo cumprir a estreia no cargo em Guimarães, com o avançado Viktor Gyökeres, avançado que tem tido uma temporada fenomenal no Sporting, a ter tudo para se afirmar com a grande figura da sua seleção.
O encontro está agendado para as 19:45, no Estádio D. Afonso Henriques. Cinco dias depois, Portugal vai a Liubliana jogar com a Eslovénia, que vai estar no Euro 2024.