Listamos abaixo algumas informações para apresentar Arne Slot a quem ainda não o conhece. O sucesso recente no futebol do seu país coloca em seu caminho a missão de substituir uma das maiores lendas do Liverpool.
A expectativa é manter os Reds na briga por títulos, agora com uma nova e diferente mentalidade.
Fã de Guardiola
Nas três temporadas que passou como técnico do Feyenoord, seu segundo clube como treinador depois do AZ Alkmaar, Slot construiu uma reputação de técnico ousado, adepto de um futebol espetacular, mas eficiente, e capaz de elevar o nível de seus jovens jogadores - à imagem de seu modelo, Pep Guardiola.
“Os jogadores são sempre muito bons sob o comando do técnico do City, quando pareciam menos talentosos sob seus técnicos anteriores”, disse Slot, 45 anos, ao jornal Algemeen Dagblad no final de 2023.
Recentemente, a imprensa britânica apelidou Slot de “Pep Guardiola holandês” por causa de seu estilo ofensivo e de alta pressão, que os torcedores do Feyenoord adoram, mas, ao contrário de Guardiola, Slot sempre joga com um verdadeiro '9' e nunca muda sua formação 4-2-3-1.
Correndo mais que os adversários
Arne Slot também tem a reputação de ser um técnico que insiste na forma física de seus jogadores. “No Feyenoord, eu digo aos meus jogadores: vocês precisam criar quatro vezes mais chances do que o adversário e trabalhar duas vezes mais”, disse ele ao Algemeen Dagblad.
“Em todos os jogos que vencemos nesta temporada, os dados mostram que corremos de 20% a 30% mais que o adversário. Nos jogos em que não vencemos, corremos apenas de três a seis por cento melhor.
Procurado por Tottenham e Leeds
O Liverpool não é o único clube da Premier League que manifestou interesse no holandês. Em maio de 2023, quando o Tottenham procurava um sucessor para o italiano Antonio Conte, o Spurs esteve perto de contratá-lo.
Slot então preferiu assinar um novo contrato com o Feyenoord, “pois ainda não se sentia pronto para a Inglaterra”, de acordo com a agência de notícias ANP. Um ano antes, ele também foi citado como candidato ao cargo no Leeds.
“O fator decisivo foi jogar a Liga dos Campeões com o Feyenoord, mas, do ponto de vista particular, ficar em Roterdã naquele momento era a melhor opção para o meu bem-estar”, disse Slot.
A campanha do Feyenoord na Liga dos Campeões começou em grande estilo, com uma vitória de 2 a 0 sobre o Celtic, mas duas derrotas contra o Atlético de Madri garantiram a eliminação da equipe no Grupo E, quando terminou em terceiro lugar.
Motivador
Os torcedores do Liverpool que procuravam pistas sobre a gestão de vestiário do seu futuro técnico compartilharam nas redes um discurso que Slot fez aos jogadores do Feyenoord depois de uma vitória histórica sobre o Ajax.
“A razão pela qual estamos aqui hoje é porque vocês estão dando tudo de si todos os dias. E essa é a razão pela qual vocês conseguiram vencer esse time em seu próprio estádio, mesmo sem a nossa torcida aqui", disse ele ao vestiário.
“Mas essa é apenas uma vitória. Uma grande vitória, mas nosso objetivo nesta temporada é maior do que apenas vencer pela primeira vez em 17 anos em Amsterdã", disse Slot para encorajar seus jogadores.
Jogador modesto
Desconhecido na Europa até recentemente, Arne Slot também era desconhecido no seu país até assumir o comando do Feyenoord, um jogador de nível médio que fez seu nome no Zwolle, onde encerrou a carreira depois de passagens pelo Breda e Sparta Roterdã. Ele tinha a reputação de ser técnico, mas não muito combativo.
“Muitas pessoas achavam que Arne era preguiçoso e lento”, disse recentemente o seu ex-técnico Jan Everse à emissora pública NOS. O último descreve o estilo de Slot como “sedoso” e “refinado”.
Na Holanda, o novo técnico do Liverpool deu nome a um gesto técnico, o “passe de Arne Slot”, um leve desvio de um atacante de costas para o gol que divide a defesa e libera um ponta para a bola.