Tribal Football

As novidades de Martínez: o que fizeram e como podem justificar a chamada à seleção

Hugo Filipe Martins
Roberto Martínez apresentou algumas novidades na convocatória
Roberto Martínez apresentou algumas novidades na convocatóriaAFP, Flashscore
A última convocatória de Roberto Martínez antes do Euro-2024 chegou com algumas caras novas e outras já conhecidas, mas que têm estado fora do radar da seleção portuguesa. Afinal, o que fizeram para justificar a chamada? Neste artigo, o Flashscore analisa o momento das principais novidades para os particulares com a Suécia e a Eslovénia.

Diogo Leite (Union Berlim)

O defesa-central internacional sub-21 por Portugal foi uma das primeiras surpresas de Roberto Martínez. O esquerdino integrou a primeira convocatória, mas acabou por terminar o estágio sem qualquer minuto realizado e, por consequência, sem somar uma única internacionalização.

Advertisement
Advertisement

Quase um ano depois de ter ficado na bancada para o jogo com o Liechtenstein e no banco na visita ao Luxemburgo, voltou a ser convocado.

Se, em março de 2023, a chamada coincidiu com a boa época do Union Berlim, Roberto Martínez manteve o critério e, depois de um momento negativo para o conjunto da capital alemã, chamou Diogo Leite na melhor fase da temporada da equipa que afugentou o cenário de descida e ocupa o 13.º lugar da Bundesliga, nove pontos acima da zona de play-off de despromoção.

De um período para o outro, o defesa de 25 anos não perdeu o lugar no onze, mesmo com a chegada de Bjelica, e soma mais de 30 jogos esta temporada.

Segundo o algoritmo Flashscore, a pior nota de 2024 foi um 6.1 frente ao Mainz, quando jogou apenas 27 minutos. De resto, o esquerdino tem vindo a subir de rendimento e obteve a melhor pontuação precisamente antes de partir para a Cidade do Futebol (7.4). No entanto, as chamadas habituais de Gonçalo Inácio e Toti Gomes reduzem bastante as hipóteses de Diogo Leite chegar ao Europeu.

O
O AFP, Opta by Stats Perform

Nuno Mendes (Paris SG)

Não fossem as lesões e o nome de Nuno Mendes não faria certamente parte das surpresas/novidades listadas neste artigo e apontadas à convocatória de Roberto Martínez, mas os problemas físicos têm ficado inevitavelmente ligados à carreira do lateral esquerdo.

O talento de Nuno Mendes é inegável, de tal forma que não tardou a chegar à seleção principal, pela qual já soma 19 internacionalizações com apenas 21 anos, mas a verdade é que o número podia ser superior não fossem as constantes lesões do jogador formado no Sporting.

No entanto, a recuperação chegou na altura perfeita para o esquerdino. A tempo de integrar a última convocatória antes da chamada final para o Euro, Nuno Mendes começa a ganhar cada vez mais minutos e confiança no Paris SG.

Ao quinto jogo completou pela primeira vez 90 minutos e à sexta partida fez o primeiro golo da temporada antes de integrar novamente a convocatória de Roberto Martínez - a última chamada tinha acontecido também em março, tal como no caso de Diogo Leite.

Os problemas físicos de Raphael Guerreiro e o facto de ainda procurar o melhor ritmo competitivo farão com que Roberto Martínez olhe com especial atenção para o caso de Nuno Mendes, que passou a ser o único lateral esquerdo de raiz nesta convocatória após a dispensa do jogador do Bayern Munique.

Nuno Mendes come
Nuno Mendes comeAFP, Opta by Stats Perform

Francisco Conceição (FC Porto)

Há muito que se apontava um grande futuro a Francisco Conceição, mas depois da época em Amesterdão, onde raras vezes titular ou até jogou, o extremo era mais uma dúvida do que uma certeza, de tal forma que o regresso ao Dragão gerou sentimentos distintos entre os adeptos portistas.

Sérgio Conceição foi gerindo com pinças a entrada do extremo, demonstrando uma exigência ainda maior do que o habitual com o próprio filho, mas Francisco foi superando testes e, ao dia de hoje, é, muito provavelmente, o principal foco ofensivo do FC Porto.

Nos últimos cinco jogos, só por uma vez teve nota abaixo de 7 no algoritmo do Flashscore (6.5 frente ao Arsenal) e tem demonstrado, jogo após jogo, um entendimento cada vez maior das partidas.

A exibi
A exibiFC Porto, Opta by Stats Perform

Diferente da generalidade dos jogadores que ocupam a sua posição na seleção nacional, Francisco Conceição pode surgir como um joker nas opções de Roberto Martínez, algo que já sucedeu nos sub-21, com Rui Jorge, embora pareça difícil, pela concorrência, incluí-lo numa lista mais reduzida. Para já, vai tentar ganhar pontos a Francisco Trincão, que pisa terrenos semelhantes.

Jota Silva (Vitória SC)

Jota Silva começa a semana mais importante de uma carreira digna de estudo. Formado no Sousense e com passagem pelos escalões secundários, o extremo subiu patamares até atingir a excelência em Guimarães.

Numa estreia fabulosa no escalão principal ao serviço do Casa Pia, que lhe valeu a alcunha de Grealish de Pina Manique, o extremo saltou para o Vitória SC, sem dar muito nas vistas na primeira época em Guimarães. 

Mas, depois de 13 golos e sete assistências esta temporada, Jota conseguiu convencer Roberto Martínez a uma chamada, talvez inesperada, mas não imerecida à seleção nacional. Agora, vai procurar somar a primeira internacionalização da carreira, mesmo sabendo das probabilidades bastante reduzidas de marcar presença no Europeu.

Jota Silva
Jota Silva Vit

Afinal, toda a carreira de Jota tem sido um autêntico desafio às odds, pelo que o jogador vai aproveitar o facto de conhecer os cantos à casa (a estreia pode ser no D. Afonso Henriques) para mostrar que a chamada não foi mero acaso.

As lesões de Pedro Neto e Diogo Jota, a convocatória alargada de Martínez e a chamada de Galeno à seleção brasileira tiveram um papel importante para esta convocatória, mas Jota recolhe os méritos para si, sobretudo depois de três jogos consecutivos a marcar pela equipa orientada por Álvaro Pacheco.

Dany Mota (Monza)

A lesão de Trincão motivou mais uma surpresa na lista de Roberto Martínez. Depois dos 32 jogadores convocados, o 33.º é também uma novidade. Dany Mota tem 25 anos, joga no Monza e não é estranho aos convívios da seleção.

Apesar de ter nascido no Luxemburgo, este avançado fisicamente possante foi aposta surpresa de Rui Jorge para a seleção sub-21, onde marcou sete golos em 16 internacionalizações.

Ainda com idade de júnior, trocou o Luxemburgo por Itália e destacou-se no Virtus Entella, de tal forma que chegou a assinar contrato com a Juventus. Além dessa passagem pelos sub-21, Dany Mota é quase um desconhecido para os portugueses, apesar de ser habitual titular no Monza, atual 10.º classificado da Serie A.

No entanto, Roberto Martínez já tinha mostrado que estaria atento às prestações do jogador português, que deu nas vistas precisamente num jogo onde outro avançado português, Vitinha, marcou pela primeira vez pelo Génova. Antes, a acrobacia de Dany Mota já viralizava nas redes sociais.

Segundo o algoritmo do Flashscore, o avançado está a fazer uma época ligeiramente superior à anterior (6.8 de média em 2023/24 e 6.7 em 2022/23), com destaque para as última semanas - dois golos e uma assistência em cinco jogos.

Diferente do perfil dos restantes convocados, pode ser alternativa para sair do banco em momentos em que Portugal precisa de um avançado forte fisicamente e com capacidade para segurar bola. A sua chamada prevê uma utilização surpreendente a certo ponto na carreira, mas que não é novidade pelo trajeto e pelas características, embora só uma crise de lesões fosse motivo para o levar ao Euro-2024.

A exibi
A exibiAFP, Opta by Stats Perform

O azar de Francisco Trincão (Sporting)

Ao contrário do que acontece com Diogo Leite, Jota Silva e Francisco Conceição, a chamada à seleção nacional não foi uma novidade para Francisco Trincão.

O extremo, campeão da Europa sub-19 por Portugal, conta com sete internacionalizações pela seleção principal, mas há mais de três anos e meio que esse número não sofre alterações.

De resto, esta poderia ser a primeira vez que Francisco Trincão joga por Portugal enquanto jogador do Sporting, não fosse a lesão num pé, que o retirou do estágio, a travar uma mudança incrível em 2024.

Depois de ter causado pouco impacto na primeira metade da época - um golo e uma assistência -, com o 7.0 frente ao Rakow a figurar como a melhor nota nesse período, o esquerdino colocou nas resoluções de ano novo o regresso à seleção portuguesa.

Depois de comer as 12 passas, Trincão ganhou um lugar a titular na equipa de Rúben Amorim, marcou seis golos, somou cinco assistências e tornou-se num dos principais jogadores dos leões. No entanto, o facto de não ter ficado apto para estes amigáveis praticamente riscou as aspirações de marcar presença no Europeu.

Jogo com o SC Braga foi o melhor de Trincão na Liga Portugal
Jogo com o SC Braga foi o melhor de Trincão na Liga PortugalSporting, Opta by Stats Perform